Uma rua sem calor em Badajoz

11/08/2007

Uma das ruas de maior comércio da cidade de Badajoz, em Espanha, é já uma verdadeira excepção climatérica. Tudo graças a um novo sistema de refrigeração, instalado de forma muito simples, ao longo de toda a avenida, que consegue fazer a temperatura descer em, pelo menos, 10 graus. A invenção foi recebida de braços abertos pela população, numa época em que o calor aperta, afastando população e turistas das ruas.

O sistema passa pela colocação de mangueiras e borrifadores, que libertam água em permanência para quem passa. O circuito conta já com mais de mil metros de tubos, presos às fachadas dos edifícios, com 200 pontos de pulverização. O sistema garante, também, que os transeuntes não ficam molhados - é que os borrifadores libertam minigotas de água, suficientes para refrescar, sem ensopar as roupas (leves) de quem passeia.

A iniciativa, pioneira no país, foi promovida pela associação de empresários daquela área, que recebeu a participação financeira de organismos públicos. Ao jornal "El Mundo", que ontem contava a história, Cayetano Barriga (o autor do projecto) garantia que se trata "do primeiro microclima criado num espaço de trânsito na Europa", mostrando-se satisfeito com a sua eficácia, a par da sua simplicidade. Um verdadeiro ovo de Colombo, em segunda geração.

Temperatura ainda baixa

O Instituto de Meteorologia (IM) verificou, ontem, uma descida das temperaturas em todo o país, embora se tenham mantido "muito altos" os valores da radiação ultravioleta em todos os distritos de Portugal Continental.

Para hoje, porém, o IM prevê ainda uma descida das temperaturas, alguma nebulosidade na faixa costeira até ao início da manhã e nas regiões do Interior Norte e Centro até ao fim da tarde, para além de vento fraco a moderado e aguaceiros fracos, nas regiões do Interior Norte e Centro até ao final da tarde.

Amanhã, a temperatura ainda não voltará a subir, mas o céu estará pouco nublado ou limpo, registando-se ainda uma descida de temperatura nas regiões do Norte e do Centro. Em todo o país, o dia registará neblina matinal.

JN

Nenhum comentário: