O leite de cabra é mais benéfico do que o leite de vaca

16/08/2007

O leite de cabra favorece a utilização digestiva e metabólica de minerais como ferro, cálcio, fósforo e magnésio. Ademais, ajuda a prevenir doenças como a anemia e a desmineralización óssea.


Ordenhando uma cabra


Pesquisadores da UGR realizaram um estudo comparativo das propriedades do leite de cabra com respeito à de vaca. Para o estudo se têm empregando ratas com anemia ferropénica nutricional induzida experimentalmente.

Uma investigação realizada no Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada pôs de manifesto que o leite de cabra possui mais propriedades benéficas para a saúde do que a de vaca, entre elas, ajuda a prevenir a anemia ferropénica (falta de ferro) e a desmineralización óssea (osteomalacia).

Este trabalho, realizado pelo doutor Javier Díaz Castro e dirigido pelas professoras Margarita Sánchez Campos, Mª Inmaculada López Aliaga e Mª José Muñoz Alferes, centrou-se no estudo comparativo das propriedades nutricionais do leite de cabra com respeito à de vaca, com um conteúdo normal ou enriquecidas em cálcio, sobre a biodisponibilidade de ferro, cálcio, fósforo e magnésio.

Para isso, empregaram a técnica de balanço metabólico em ratas com anemia ferropénica nutricional induzida experimentalmente, e outro grupo empregado como controle.

O pesquisador da UGR, com o fim de conhecer como a utilização nutritiva destes minerais pode incidir na distribuição e destino metabólico dos mesmos, determinou sua concentração a nível dos diferentes órgãos implicados em sua regulação homeostática e diversos parâmetros hematológicos relacionados com o metabolismo dos minerais estudados.

Melhor com leite de cabra
Os resultados obtidos revelam do que a anemia ferropénica, bem como a desmineralización óssea provocada por esta patologia, recuperam-se melhor com o leite de cabra, devido à maior biodisponibilidade de ferro, cálcio, fósforo e magnésio, restauração dos parâmetros hematológicos alterados, junto com os melhores níveis de PTH -hormônio paratiroidea, encarregada de regular o equilíbrio de cálcio no organismo- encontrados nas ratas que tinham consumido este alimento.

Javier Díaz Castro aponta que a inclusão deste tipo de leite na dieta com um conteúdo normal ou dobro de cálcio “favorece a utilização digestiva e metabólica de ferro, cálcio e fósforo, bem como seu depósito em órgãos alvo -partes do organismo às que se destinam preferencialmente estes minerais-, implicados na regulação homeostática dos mesmos”.

Todas estas conclusões põem de manifesto, a juízo do pesquisador, que o consumo habitual de leite de cabra -alimento natural com umas características nutricionais altamente benéficas- “tem efeitos positivos sobre o metabolismo mineral, a recuperação da anemia ferropénica e a mineralización óssea na rata. Ademais, seu enriquecimento com cálcio não interfere na biodisponibilidade dos minerais estudados, a diferença do observado com o leite de vaca”.

Ainda que sem dúvida estes achados podem servir para aprofundar ainda mais nos múltiplos benefícios saudáveis do que o leite de cabra possui, o pesquisador da UGR adverte que “ainda se requerem estudos em humanos para confirmar os achados obtidos na rata e fomentar seu consumo tanto na população geral como na afetada por anemia ferropénica nutricional, bem como patologias relacionadas com a desmineralización óssea”.

Parte dos resultados desta investigação foram publicados em prestigiosas revistas científicas Journal Dairy Science e International Dairy Journal.


Universidade de Granada/Universia*Piscar o Olho*

Nenhum comentário: