Colesterol alto: o que comer para evitar esse mal?

02/08/2007

No dia 6 de agosto começa a semana nacional de prevenção ao colesterol alto. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 20% dos adultos brasileiros possuem colesterol alto, ou seja, 1 em cada 5 pessoas no país sofrem desse mal.

O colesterol é uma gordura da alimentação absorvida pelo intestino que entra na corrente sanguínea, sendo transportada por proteínas até formar lipoproteína (lipo=gordura). As principais lipoproteínas são HDL=high density lipo (colesterol bom), LDL=low density lipo (mau colesterol). Quando o colesterol atinge níveis altos, as artérias passam a ser obstruídas por placas de gorduras, forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue. De acordo com a pesquisa, 87,5% das pessoas que têm consciência do diagnóstico de colesterol alto não tratam nem controlam esse distúrbio metabólico.

Alimentos que aumentam o colesterol: bacon, biscoitos amanteigados, camarão, carnes vermelhas “gordas”, chantilly, creme de leite, doces cremosos, frituras, gemas de ovos, lagosta, lingüiça, mortadela, peles de aves, queijos amarelos, salsichas, sorvetes cremosos e vísceras.

Alimentos que previnem ou ajudam a baixar o colesterol: aipo, ameixa preta, amora, aveia, azeite de oliva, bagaço da laranja, cenoura, cereais integrais, cevada, couve de Bruxelas, couve-flor, damasco, ervilha, farelo de aveia, farelo de trigo, feijão, figo, mamão, mandioca, pão integral, pêssego, quiabo e vegetais folhosos.



O Debate

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei um site muito bom para tratamento com plantas medicinais o Link é:

www.chamedicinal.com.br

conta goggle disse...

oi vcs estao de parbens pelo site .explica td muito bem explicado e ajuda muito para a gente fazer as recomendaçoes certas sempre que tiver novas me mande por email parabenssss

Anônimo disse...

Vcs erraram. mandioca não é recomendada, assim como batatas. ervilha e feijão devem ser consumidos com parcimônia.