Como é um enterro muçulmano?

02/08/2007

Da mesma forma que os judeus e os cristãos, os muçulmanos acreditam que a vida é apenas uma preparação para o próximo reino. Assim, o enterro é um ritual religioso de grande importância para purificar o corpo do morto e para seus parentes se lembrarem da existência do falecido na Terra.

Eles também crêem no dia do juízo final, na ressurreição, no paraíso e no inferno. Segundo a fé islâmica, quando um muçulmano morre, sua alma é visitada por anjos que julgam as boas e as más ações do morto durante a vida. Esse depoimento ficará guardado em um livro até o dia do juízo final. Os homens bons vão para o paraíso, onde são brindados com um harém de virgens, enquanto os maus são enviados para o inferno. Segundo o profeta Muhammad, depois da morte apenas três coisas podem auxiliar o falecido: sua caridade em vida, o conhecimento que transmitiu e as orações que recebe de um filho virtuoso.

Assim, antes do enterro, o corpo nu do morto é lavado em uma cerimônia geralmente realizada por um membro da família. Em seguida, o cadáver é todo enrolado em um tecido branco de algodão (inclusive o rosto) e levado ao cemitério em um caixão simples, que não é enterrado com o corpo.

Na sepultura, o morto envolto na mortalha branca é colocado em contato com a terra e com a face virada para a cidade sagrada de Meca. A cova recém-aberta tem 1 m de largura por 1,5 m de profundidade. No fundo, uma fenda é cavada para dar formato de "L". A fenda, então, é fechada enquanto versos do Alcorão são recitados. O enterro deve acontecer, de preferência, no dia seguinte à morte. No 2º e no 7º dias após o enterro, são celebrados rituais pelo morto em mesquitas.

fonte: revista Galileu ed.193 agost/2007

Um comentário:

Anônimo disse...

isso tudo é só meia verdade.

as partes chocantes são omitidas.