EUA reúnem 2 mil tocadores de apito, mas não batem recorde

04/08/2007

Membros de um grupo funk dos Estados Unidos acabaram tocando uma nota fora do tom quando tentaram quebrar o recorde mundial de maior grupo de kazoo (uma espécie de apito), uma vez que não conseguiram totalizar os 2.600 músicos necessários.

Os organizadores esperavam inscrever 3 mil tocadores de ocasião para uma tentativa noturna no Harlem, liderada pela vocalista Skyy. Sua música Skyyzoo, de 1980, tinha sons de kazoo tocados como discreto pano de fundo.

O som de fundo conseguiu ficar mais alto na última quinta-feira, com mais de 2 mil amadores aparecendo para o concerto.

"Não sei nada sobre isso", disse Cecilia Malone em meio à multidão de espectadores que olhava intrigada para seu kazoo de plástico. "De que lado se sopra? Você sabe?"

O atual recorde de tocadores de kazoo foi estabelecido no último Ano Novo em Rochester, onde 2.600 "kazooistas" se reuniram para tocar logo após a meia noite.


Com algumas instruções de uma kazooista profissional - Barbara Stewart, autora de "Guia Compelto para Tocar Kazoo" e membro do grupo Kazoofonia - o grupo de kazzoistas amadores do Harlem logo se transformou num som animado.

Stewart, que diz estar liderando uma campanha para fazer com que o kazoo seja nomeado instrumento nacional dos EUA declarou que os participantes da platéia eram instrumentistas "aptos" depois da aula, de acordo com os requisitos do livro dos recordes Guinness.

E o kazoo tem sido um clássico instrumento americano desde sua invenção em 1840 e até mesmo os mais completos amadores conseguem tocar sem instrução. A Original American Kazoo Co., fundada em 1916 ainda produz instrumentos de brinquedo e mantém um museu no noroeste de Nova Iorque, na comunidade de Eden.


Nenhum comentário: