E o teu penteado está na moda?

02/08/2007

Se não fossem os gregos ainda hoje usávamos o cabelo à homem primitivo, todo desgrenhado ( imaginem só por momentos Shocked Shocked Shocked). Os primeiros salões de cabeleireiro de que há memória surgiram na praça pública de Atenas, na Grécia Antiga.

Na Antiguidade, os cabelos eram perfumados com óleos raros e preciosos e pintados com diferentes tonalidades. Já nessa altura, os calvos procuravam cabelos artificiais. Os escravos usavam cabelos muito curtos ou mesmo rapados e não lhes era permitido deixar crescer a barba.
Enquanto hoje os jovens imitam as estrelas de cinema, etc, na época imitavam os Deuses como Zeus, Apolo, Marte, Vénus... Assobio Assobio Assobio

O rabo-de-cavalo usado pelas mulheres também foi introduzido nesta época. Os nobres e os guerreiros usavam cabelos compridos. E os idosos e filósofos usavam a barba grande e densa, como sinal de sabedoria. Todos menos um, Sócrates, orgulhava-se da sua careca dizendo que o "mato não cresce nas ruas activas" . Cheesy Cheesy

Séculos antes os egipcios já tinham cuidado com os penteados. Como distinção social, os faraós usvam perucas feitas de cabelos humanos. Os homens primitivos, com as suas longas cabeleiras desgrenhadas, preocupavam-se em decorá-las com pedras.... (isto é que era fashion Cheesy Cheesy). Depois os enfeites evoluíram e deram lugar às pedras preciosas.As perucas usadas pelos homens deixaram de estar na moda com a Revolução Francesa em 1789.

Nas tribos africanas, os penteados são símbolos de acontecimentos cerimoniosos como ritos de puberdade, casamento ou luto...Usam-se desenhos, objectos coloridos para a decoração e mistura-se barro, resina e gordura de animal. ( Deve ter um cheirinho agradável Blargh)

No Séc. XX o penteado à Joana D'arc curto e com franja fez furor nos anos 20. O final da II Guerra Mundial trouxe uma moda infeliz: as mulheres carecas, as mulheres acusadas de manter relações sexuais com soldados alemães tiveram de rapar o cabelo.

Nos anos 50, veio o topete do Elvis Presley pondo fim á moda dos cabelos curtos dos soldados.Com os Beatles os cabelos compridos nos homens ganham força de novo.

Hoje em dia, os cabelos ganham forma consoante os ventos da moda

Fonte:Revista Conhecer

Nenhum comentário: