Impressoras podem ser tão prejudiciais quanto o cigarro

08/08/2007

As emissões das impressoras laser podem ser tão prejudiciais à saúde como o fumo de um cigarro, diz um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores. Os especialistas preparam-se agora para fazer solicitar uma regulamentação que limite as emissões de partículas dos toners dos periféricos.

A pesquisa foi efectuada por uma equipa de investigadores da Universidade de Tecnologias de Queensland que analisou a qualidade do ar em escritórios onde existiam impressoras a laser em funcionamento.

Os resultados mostraram que o ambiente estava poluído com pequenas partículas de toner, emitidas pelas impressoras, que poderiam afectar os pulmões dos utilizadores ou provocar problemas cardiovasculares, tal como os cigarros.

A equipa analisou 62 impressoras de marcas conhecidas e apurou que, destas, 17 emitiam níveis elevados das referidas partículas. Por outro lado, as fotocopiadoras, que utilizam tecnologia semelhante, não apresentaram qualquer tipo de emissão nociva à saúde.

As partículas analisadas apresentaram características cancerígenas, o que levou os investigadores a pedirem que sejam regulamentadas normas que impeçam a emissão de elementos que coloquem em risco a saúde pública.

Entre os periféricos com níveis de emissão alta destacam-se os modelos 1320 e 4250 da HP LaserJet. Por seu turno, os modelos 4050 da série LaserJet não apresentaram qualquer emissão nociva.

ABC DA TECNOLOGIA

Nenhum comentário: