Dadas 237 razões para fazer Sexo

02/08/2007

Os motivos pelos quais as pessoas fazem sexo podem ser mesmo muito variados, consoante sugerem dois estudos feitos pelo Departamento de Psicologia da Universidade do Texas. Aos investigadores foram enunciadas nada menos do que 237 razões.

Os dois autores dos estudos consideram que os resultados não obedecem à ideia generalizada de que os dois géneros têm motivos diferentes para fazer sexo, o feminino mais baseado na emotividade e o masculino no prazer físico. Ainda assim, registaram diferenças os homens serão mais propensos a atitudes oportunistas, enquanto as mulheres sentirão mais frequentemente a necessidade de satisfazer o seu parceiro.

No primeiro dos estudos, os autores, David Buss e Cindy Meston, pediram a 400 homens e mulheres que identificassem as razões por que as pessoas fazem sexo. Num segundo estudo, inquiriram 1500 jovens universitários quanto às suas experiências e atitudes. As respostas aparentemente mais invulgares incluíram situações como "é um bom exercício", "queria ser popular", "sentia-me aborrecido/a" ou "queria estabelecer uma ligação mais próxima com Deus". Houve também quem confessasse ter pretendido estragar a relação de um rival ou mesmo transmitir uma doença a alguém (incluindo o HIV). Pouco frequentes também, há respostas que referem "uma aposta", ou mesmo a vontade de acabar com uma relação.

Uns olhos bonitos, uma festa de aniversário, uma dor de cabeça, a simples curiosidade pelo outro ou a culpa das hormonas também são referidos nas respostas. A atracção pelo outro é a circunstância mais nomeada, tanto por homens como por mulheres, que, nos cinco primeiros lugares das respostas, ainda que em lugares nem sempre alinhados, referem o acto sexual como forma de obter prazer físico, ter uma experiência agradável ou manifestar afecto pelo parceiro.

JN

Nenhum comentário: