Comprimido infantil contra a obesidade

08/08/2007

O primeiro comprimido de dieta para bebés está a ser desenvolvido no laboratório "Clore", da Universidade britânica de Buckingham.O objectivo da fórmula é fortalecer os recém-nascidos para que, anos mais tarde, possam comer tudo aquilo que quiserem sem engordar.

O aumento do número de crianças obesas, por todo o mundo, levou o director do laboratório, Michael Cawthorne, a estudar uma forma de inverter esta situação. "Se agirmos antecipadamente, talvez sejamos capazes de programar o metabolismo dos bebés, tornando-os mais resistentes ao excesso de peso", defendeu Cawthorne.

Segundo o director e a sua equipa, a hormona "leptin" actua muito cedo na programação de uma glândula, localizada no cérebro, que suprime a fome e estimula a queima de calorias. Desta forma, a hormona poderá ser capaz de estimular a tendência, a longo-prazo, do corpo para usar as calorias em vez de transformá-las em gordura.

Porém, existem ainda muitas barreiras a ultrapassar pelos investigadores, como por exemplo, a segurança do tratamento com a hormona leptin, a quantidade e a hora de cada dose ou a avaliação a longo prazo dos seus efeitos.

JN

Nenhum comentário: