Comida light pode levar à obesidade

10/08/2007

Comidas dietéticas podem inadvertidamente levar a comer em excesso e à obesidade, apontam pesquisadores.

Em testes, ratos jovens recebiam versões de baixas calorias de comidas que normalmente tem altas taxas calóricas e dessa forma foram induzidos a comer em excesso não importando se eram magros ou obesos.
Os pesquisadores acreditam que versões de baixa caloria de comidas que normalmente contém alto teor calórico podem confundir a habilidade do corpo de utilizar o paladar para regular a taxa de ingestão calorífera.

O estudo da Universidade de Alberta foi publicado na revista científica Obesity.

David Pierce, coordenador do estudo disse: “Baseado no que aprendemos, é melhor para as crianças comer de maneira saudável, em dietas bem balanceadas com calorias suficientes para as suas atividades diárias ao invés de salgadinhos ou refeições de baixas calorias.”

Os pesquisadores descobriram que ratos jovens que recebem comidas com baixas calorias começam a comer em excesso durante suas refeições normais.

No entanto, ratos adolescentes mais velhos que também receberam comidas dietéticas não mostraram a mesma tendência de comer em excesso.

Dicas do paladar

Os pesquisadores acreditam que os ratos mais velhos não comeram em excesso porque eles, diferente dos ratos jovens, tinham a capacidade de confiar em uma variedade de pistas do palato para avaliar corretamente o valor energético da sua comida.

Em contraste, os animais mais jovens, aprenderam a relacionar sabores que realmente estão associados a comidas com altas calorias com alternativas de baixa gordura, portanto passaram a comer mais para conseguir uma contagem maior quando em realidade já haviam alcançado o nível saudável.

O professor Pierce disse que a pesquisa mostra a importância de promover dietas balanceadas e exercícios como as melhores maneiras de manter as crianças em forma e saudáveis.

Ele disse: “Comidas dietéticas provavelmente não são uma boa idéia para crianças em fase de crescimento.”

Obesidade é um fator de risco significativo em diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. As taxas de aumento do problema estão aumentando drasticamente e são um problema de saúde pública cada vez mais preocupante.

O Dr. Colin Waine, diretor do Forum Nacional da Obesidade no Reino Unido, liberou uma nota para termos precaução ao extrapolar estudos em ratos para humanos.

Mas ele também disse: “É uma teoria interessante, especialmente com a quantidade de comidas de baixas calorias que estão por aí hoje. (...) Ela reforça a necessidade de tentar ensinar crianças bons hábitos alimentares desde cedo na vida.”

[BBC News]

Nenhum comentário: