Lanterna faz bandidos sentirem-se 'grávidos'

08/08/2007

Logo as lanternas dos policiais não irão apenas cegar temporariamente os bandidos: elas também poderão pará-los, deixá-los desnorteados e fazê-los sentir náuseas. Quando o suspeito pára com a horrível sensação, esta é a deixa para os tiras o algemarem.

Esta lanterna está sendo desenvolvida pelo Departamento de Segurança da Terra Natal (DHS) dos EUA. Ela utiliza um medidor de distância para descobrir a distância do seu alvo para ajustar a energia do nível da luz que será emitido para não causar danos permanentes. Então rapidamente emite pulsos de luz de um conjunto de lâmpadas de diodo (LED) ultrabrilhantes.


Nova arma 'derrete' rosto de seus alvos

Os flashes incapacitarão a pessoa de duas maneiras diferentes, disse Robert Lieberman, o CEO da Intelligent Optical Systems com sede em Torrance, Canadá, que está criando o dispositivo. Os flashes irão cegar a pessoa temporariamente, assim como qualquer luz forte faria, e os pulsos, que rapidamente mudam tanto em cor como em duração também causam o que Robert chama de efeitos psicofísicos. Estes efeitos, cuja efetividade depende da pessoa, da distância da lanterna e podem levar a náuseas. Os efeitos podem sumir em poucos minutos.

Não está claro por que os pulsos variantes causam este efeito, no entanto ele já foi bem documentado, disse Robert. Pilotos de helicóptero, por exemplo, colidiram suas naves por estarem desorientados por causa dos flashes de luz solar causados pelas lâminas giratórias dos helicópteros.

O DHS está financiando a pesquisa da nova arma não-letal. De acordo com um press release, policiais, agentes de segurança da fronteira e Guardas Nacionais poderiam ser armados com a nova lanterna até 2010. O dispositivo é parte de um grande esforço em criar armas não-mortíferas que possam ajudar agentes da lei e militares no controle de multidões, ações anti-terroristas e situações com reféns.

Os pesquisadores agora estão testando combinações de comprimentos de onda e intensidade de luz que tenham efeitos mais fortes nas pessoas enquanto não cause nenhum dano. Eles também precisam tornar o dispositivo menor e mais fácil de carregar. No momento ela tem 38cm de comprimento e 10 cm de largura. Nos próximos meses a equipe planeja testar a lanterna extensivamente em pessoas no Instituto de Tecnologias
[Technology Review] de Defesa Não-Letais da Universidade de Penn State.





TecnoCientista.info

Nenhum comentário: