Sociedades secretas

16/08/2007

Bucha
Grupo criado em 1831 por Júlio Frank, mestre em Ciências Naturais da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo (SP). Tinha como propósito ajudar estudantes carentes e fazer debates literários, mas acabou se tornando uma sociedade com objetivos políticos e culturais. Chegou a atuar ao lado de abolicionistas e republicanos. Seu nome é uma adaptação de Burschenschaft, palavra alemã que significa confraria de camaradas.

Caveiras e Ossos
Tratava-se de uma confraria estudantil da Universidade de Yale (EUA), estabelecida em 1832. Com o passar dos anos, restringiu a entrada de membros passaram a ser aceitos apenas homens ricos. Isso lhe deu poder e influência política. O presidente norte-americano George W. Bush faz parte dela.

Cavaleiros Templários
Foi fundada em 1118, após a Primeira Cruzada. O escritor Guillaume de Tyre a menciona em seus textos como os guardiões dos caminhos que levavam à Terra Santa. Sabe-se que lançou práticas bancárias de grande eficiência. Acabou em 1307, graças a um decreto papal.

Illuminati
Seu nome significa os iluminados. Fundada em 1776 na Bavária (Alemanha), era composta pela elite intelectual do local e tinha como objetivo realizar ações políticas infiltrando pessoas em organizações importantes. Acabou em 1784.

Maçonaria
É uma ordem fraternal composta de homens de qualquer profissão. Seu nome vem da palavra inglesa mason, que significa pedreiro. Surgiu na Idade Média como uma associação de profissionais da construção. Eles se inspiraram em Hiram Abiff, o responsável pelo Templo de Salomão que morreu por não revelar os segredos de sua profissão. No início do século 18, na Grã-Bretanha, ganhou os contornos atuais. Tem mais de 70 rituais e 33 graus hierárquicos.

Priorado de Sião
A única menção a esta sociedade secreta data de 20 de julho de 1956. O Journal Officiel, publicação do governo francês na qual todas os grupos civis deviam ser registrados, o menciona como uma entidade voltada a promover estudos e ajuda mútua a seus membros. Em O Código Da Vinci, é descrito como a sociedade responsável por defender os membros da linhagem divina e a verdade sobre a história de Cristo, revelada em uma série de dossiês secretos. Na verdade, foi criada por quatro amigos franceses. Seu nome é inspirado em uma montanha que ficava próxima à casa de um de seus fundadores.

Rosacruz
Autodenomina-se uma organização de caráter místico-filosófica. Derivou das instituições que dominavam o conhecimento no Egito antigo. Seu objetivo é despertar o potencial interior do ser humano. No século 17, foram publicados três manifestos que lançaram as bases da sociedade. Depois, em 1915, o escritor H. Spencer Lewis lhe deu os contornos atuais.



Fonte: Curiosidades da História

Nenhum comentário: