Vitamina C afinal não ajuda a impedir constipações

24/07/2007

A ideia persistente segundo a qual tomar vitamina C permite reduzir os riscos de se constipar, é um mito, concluíram investigadores que se basearam em cerca de 30 estudos, que abrangeram 11 mil pessoas.
Apenas as pessoas submetidas a esforços físicos extremos, como os maratonistas ou os soldados, correm metade dos riscos de se constiparem se tomarem vitamina C, segundo um estudo publicado pela organização internacional Cochrane Collaboration.

Mas, para o grande público, o efeito das vitaminas sobre a prevenção das constipações é muito pouco significativo para ser aconselhado, segundo este estudo conduzido por investigadores australianos e finlandeses.

OS investigadores passaram em revista uma trintena de estudos realizados durante várias décadas, nos quais os indivíduos participantes tomavam diariamente pelo menos 200 miligramas de vitamina C.

Os supostos efeitos da vitamina C na prevenção de constipações foram largamente popularizados, no início dos anos 70, pelo Prémio Nobel da química americano Linus Pauling.

Numas das suas obras, o cientista encorajava as pessoas a tomar mil miligramas de vitamina C por dia, nomeadamente para reduzir os riscos de constipações.

Nenhum comentário: