A água no micro-ondas

21/07/2007

O seguinte relato ocorreu com um jovem em Inglaterra :

"Ha cerca de 5 dias o meu filho, de 26 anos de idade, decidiu tomar uma chavena de café instantâneo. Colocou, para aquecer no micro-ondas, um copo com água (algo que ele já tinha feito muitas vezes). Não sei ao certo para quanto tempo programou o cronómetro do micro-ondas, mas ele queria tirar a água a ferver. Quanto o cronómetro desligou, abriu o forno e retirou a chávena. Quando olhou para interior da chávena, reparou que a água não estava a borbulhar, mas subitamente, a água "explodiu". A chávena manteve-se intacta e a água saltou, atingindo a sua cara que ficou empolada com queimaduras de 1o e 2o grau, podendo vir a ficar desfigurada. Pode tb vir perder parte da visão da sua vista esquerda.
No hospital, o médico que o assistiu confirmou que esta e uma ocorrência bastante comum."

Explicação científica :

A água explode porque o forno micro-ondas aquece-a a uma temperatura superior a 100ºC. Quando a água é aquecida numa chaleira, no fogão, o fundo está a uma temperatura superior a 100ºC, desencadeando a formacão de bolhas de vapor que sobem atá á superfície aumentando as trocas de calor, e permitindo que a água se mantenha a 100ºC. No forno micro-ondas a água é aquecida mas o recipiente não e, pelo que não se desencadeia a formação de bolhas que permitiriam arrefecer a água. Assim a água é aquecida a uma temperatura bastante superior a 100ºC, ficando á espera que algo
desencadeie a formação de bolhas. (Se aparecerem algumas bolhinhas significa que a água está a uma temperatura de tal forma acima de 100ºC, que as bolhas se formam expontaneamente).
Quando, por agitação ou adicionando acucar ou café, se desencadeia a formacão de bolhas, isso ocorre com tal intensidade que resulta numa explosão da água, a uma temperatura elevadíssima, que pode provocar queimaduras graves.


Video da explicação:

http://www.jo.zan.hu/poen/video/Videos2/superheating1.mpeg-jo.zan.hu.mpg


Recomendação :
Nunca se deve aquecer no micro-ondas recipientes só com água, sem mais nada.
Deve colocar-se alguma coisa dentro do recipiente para difundir a energia, tal como uma colher de pau ou um saco de chá, etc. Mesmo assim, a opcão mais segura continua a ser aquecer água no fogão!

Nenhum comentário: