Homem com um cérebro minusculo tem vida normal

25/07/2007

Médicos do hospital francês de La Timone, em Marselha, examinaram o caso invulgar de um homem que leva uma vida normal, apesar de ter um "cérebro praticamente ausente" nas imagens de ressonância magnética, revelou a revista britânica "The Lancet" deste sábado.

Casado e pai de dois filhos, este francês de 44 anos, funcionário público, foi ao hospital em 2003, devido a um problema de locomoção. A equipa do doutor Lionel Feuillet diagnosticou uma hidrocefalia não comunicante, o que compreende um aumento da quantidade de líquido cefalorraquiano.

A ressonância magnética revelou "imagens muito invulgares, com cavidades ventriculares enormes", explicou o neurologista à AFP. "O cérebro em si, a substância cinzenta e a substância branca, estão comprimidas nas paredes do crânio".

Para o doutor Feuillet, este caso de "discordância entre a ressonância muito inquietante e uma vida praticamente normal" representa "uma mensagem de esperança".

Apesar de o Coeficiente Intelectual (QI) do paciente ser de 75 - contra a média considerada normal de 80 -, isto não impediu o seu desenvolvimento ou a sua vida em sociedade, destacou.

Nenhum comentário: