Jogo de dardos ameaçado de extinção em Inglaterra

28/07/2007

O tradicional jogo de dardos está prestes a desaparecer dos pubs ingleses, dos quais vem fazendo parte há séculos. Estudiosos do fenómeno predizem que o jogo, sobre o qual se conta que era praticado assiduamente pelo rei Henrique VIII, acabará por desaparecer.
Segundo uma sondagem realizada entre mil frequentadores de pubs, apenas 10% jogaram dardos no ano passado, contra 41% há apenas cinco anos, informa o jornal The Daily Telegraph. Além disso, quatro em cada dez jovens de mais de 20 anos disseram nunca ter jogado um só dardo na vida.
Actualmente, apenas 53% dos pubs ingleses têm um jogo de dardos, segundo a casa de apostas virtual Blue Square, que lançou uma campanha para salvar o jogo e se propõe a instalar dez mil novas tábuas até 2017.
Segundo a sondagem, os jovens que frequentam os pubs preferem outras coisas como, por exemplo, um cardápio interessante, uma longa carta de vinhos, sofás confortáveis e boa música.
O jogo tem origem medieval e começou a ser praticado com setas recortadas que eram lançadas contra tonéis de vinho vazios, alargando-se rapidamente a todas as classes sociais.
Diz-se que Henrique VIII era um jogador assíduo, e que Ana Bolena, que depois teria a sua cabeça cortada a mando do monarca, lhe presenteou com um jogo de dardos.

Nenhum comentário: