China: Peritos encontram construção misteriosa em mausoléu

07/07/2007

Arqueólogos chineses confirmaram, após cinco anos de investigação, a existência de uma misteriosa construção de 30 metros de altura enterrada no mausoléu do primeiro imperador chinês, escoltado pelos famosos guerreiros de terracota.
Segundo a agência Xinhua, a edificação está rodeada por muros e poderia ter servido para que «a alma do imperador passasse a uma vida melhor».
Desde 2000, os arqueólogos utilizaram tecnologia sensorial remota para estudar a estrutura interna do mausoléu, cuja escavação está suspensa há anos porque os meios utilizados na China não garantem a conservação do túmulo.
A construção descoberta está sepultada sob o túmulo principal e cada muro conta com nove degraus, explicou Duan Qingbo, do Instituto de Arqueologia de Shaanxi, onde está localizado o mausoléu do primeiro imperador.
Qin Shihuang (221-206 a.C.) começou a reinar com apenas 13 anos, foi o primeiro imperador que conseguiu unificar o país e estabeleceu a sua capital perto de Xian. Lá, em 1974, um camponês descobriu o túmulo com os guerreiros de terracota.
Até agora foram desenterrados só mil dos 8.000 guerreiros que, segundo os especialistas, escoltavam o túmulo.
As investigações realizadas até agora estimam que o mausoléu tenha 2,13 quilómetros quadrados de superfície e, junto com outras 181 tumbas estendidas pela zona, cubra uma superfície total de 60 quilómetros quadrados.

Nenhum comentário: