DICAS PARA BEBER UM BOM CAFÉ

11/07/2007

Uma chávena de café perfeita: existem sete regras simples a observar se desejar preparar sempre uma boa chávena de café:


Utilize grãos acabados de moer, de preferência que não tenham sido torrados há mais de uma semana – o ideal seria há uma hora.

Guarde os grãos num recipiente que vede bem.

Moa os grãos exactamente antes de preparar a infusão.

Use água fresca e fria tirada de uma torneira por onde deixou correr a água durante alguns segundos. Aqueça a água até quase ao ponto de ebulição sem a deixar ferver; não deite água a ferver sobre o café. • Prepare o café de acordo com as suas preferências, balão, filtro, seja o que for – permita que a infusão se faça no tempo necessário.

Logo que possível, beba o café acabado de preparar.

Não se esqueça de aquecer a chávena antes de servir o café. Como tratar e guardar o café: A maneira ideal de comprar e preparar café é fazê-lo em pequenas quantidades, sendo a própria pessoa a proceder à moagem, imediatamente antes da altura em que se quer preparar o café.

Quando tiver de guardar grãos de café, recorde-se que um dos principais inimigos é a humidade. Os óleos voláteis dissolvem-se em água – o que nos proporciona o sabor na chávena – mas as condições de humidade alterarão esses óleos. Se guardar o café no frigorífico, certifique-se que o faz utilizando um recipiente hermético. Se tiver de guardar café durante mais tempo é preferível mantê-lo no congelador. Os grãos torrados, que têm de ser guardados durante mais que uma semana, devem ser sempre guardados no congelador. Não tente descongelá-los quando precisar deles – podem ir directamente para o moinho.

Outro grande inimigo do café é o oxigénio, que oxida os sabores voláteis. É por essa razão que é importante moer os grãos imediatamente antes de preparar o café. Depois de ter sido moído, a maior parte da sua superfície, fica exposta ao ar, o que significa que os óleos começam-se a evaporar, pelo que o sabor se dissipa no ar.

Não guarde o café junto de outros produtos de aromas fortes. Tal como o chá, o café adquire rapidamente outros sabores e aromas. Guarde o café num recipiente limpo, que não deixe entrar humidade e só sirva para essa finalidade.

Nenhum comentário: