Temperatura do Tibete cinco graus acima da média

08/07/2007

A temperatura média no Tibete nos primeiros quatro dias de Julho situou-se cinco graus acima da temperatura média nos últimos anos, alerta hoje a imprensa estatal chinesa, que responsabiliza o aquecimento global pelas altas temperaturas.
A temperatura em Lhasa, capital do Tibete, atingiu os 29 graus na segunda-feira, a temperatura mais alta em 30 anos no mês de Julho, segundo dados da estação meteorológica da região que a agência noticiosa oficial chinesa Nova China hoje divulga.
«O aquecimento global diminuiu a espessura da camada de gelo no planalto Qinghai-Tibete entre quatro e cinco metros nos últimos 50 anos», diz a Nova China.
Os glaciares do planalto, um barómetro das condições climáticas mundiais, derreteram a uma taxa média anual de 131,4 quilómetros quadrados nas últimas três décadas.
A situação, segundo os dados oficiais chineses, tenderá a piorar, uma vez que os termómetros no Tibete registaram em 2007 o terceiro Inverno quente nos últimos sete anos, com um aumento de temperatura de nove graus acima da média.
Apesar das autoridades reconhecerem as consequências do aquecimento global no país, o governo chinês continua a recusar quaisquer metas para a redução de gases de efeito estufa (GEE), causadores do aquecimento global.
A posição chinesa defende que o aquecimento global resulta das emissões de GEE durante dois séculos de industrialização nos países desenvolvidos, sendo por isso injusto estabelecer metas quantitativas de emissões para os países em vias de desenvolvimento, o maior dos quais é a China.
As pressões para que a China tenha um maior papel no combate às alterações climáticas têm vindo a intensificar-se, em especial após a recente divulgação de um estudo no qual a Agência Internacional de Energia (AIE) conclui que a China deverá ultrapassar este ano os Estados Unidos e tornar-se o maior emissor mundial de GEE.
Uma investigação que o governo holandês divulgou no mês passado refere mesmo que a China ultrapassou em 2006 os Estados Unidos como maior emissor mundial.
A China constrói por semana duas novas centrais energéticas a carvão, que assegura dois terços das necessidades energéticas do país mas é também a fonte energética que mais gases de efeito de estufa emite para a atmosfera.
Em 2006, a China emitiu 5,6 mil milhões de toneladas de GEE, enquanto os EUA emitiram 5,9 mil milhões de toneladas, segundo cálculos da AIE, que prevê que em 2007, a China emita seis mil milhões de toneladas, enquanto os Estados Unidos manterão os níveis de 2006.

Nenhum comentário: