Vacas transgénicas produzem leite com insulina

07/07/2007

Nasceram na Argentina quatro vacas transgénicas capazes de produzir leite com insulina humana, utilizada no tratamento da diabetes.
Uma nova forma de combater a diabetes pode passar por estas vacas que, geneticamente modificadas, produzem leite com insulina.

O projecto decorre na Argentina, país que regista 1,5 milhões de diabéticos, dos quais 300 mil necessitam indispensavelmente de insulina, e é desenvolvido pela Biosidus.

A iniciativa que permitirá reduzir em “não menos de 30 por cento” o custo de fabricação da insulina foi apresentada, esta semana, em conferência de imprensa por Marcelo Criscuolo, director da Biosidus.

As quatro vacas têm no seu património genético o gene da insulina humana, indicou Andrés Bercovivh, responsável pelo desenvolvimento tecnológico em laboratório.

As vitelas Patagónia I, II, III e IV nasceram entre Fevereiro e Março, e o seu material genético inclui o gene do precursor da insulina humana.
"O leite com o precursor de insulina humana é só uma etapa intermediária no processo de produção. Depois é necessário um processo de isolamento e purificação da insulina humana, para que ela seja transformada num remédio injectável", explicou Bercovich.

A empresa pretende criar ainda, nos próximos três anos, um touro transgénico, com o mesmo património genético, de forma a perpetuar a raça.

A União Europeia (UE) já tinha aprovado a produção de insulina a partir do leite de cabra. No entanto, esta é a primeira vez que se produz esta hormona em leite de vaca.

Em todo o mundo há cerca de 200 milhões de pessoas que sofrem de diabetes.

Nenhum comentário: