Onde quebram as maiores ondas de surf do mundo?

31/07/2007

A onda mais gigantesca já dropada por um maluco, quer dizer, surfista, apareceu na praia de Mavericks, no litoral da Califórnia, nos Estados Unidos, em novembro de 2001. Esse paredão molhado tinha nada menos que 21 metros e foi dominado por um brasileiro: o surfista Carlos Burle, que estava em Mavericks se preparando para uma competição de ondas gigantes na praia de Jaws, no Havaí. Para conseguir descer esse monstro da altura de um prédio de sete andares, Burle precisou ser puxado por um jet ski até a onda, uma modalidade de surfe conhecida como tow-in. Depois, escapou rapidinho do fundo rochoso e rumou para a costa. No quadro desta página, montamos um Top 5 com os picos mundiais mais cobiçados pelos big riders, surfistas de ondas gigantes que não põem a roupa térmica se a marola não tiver pelo menos 7 metros de altura. O Brasil não tem ondas desse tamanho, mas em algumas praias as elevações do mar podem chegar a respeitáveis 5 metros.



MAVERICKS (Califórnia — Estados Unidos)
Ondas de 21 metros
A paisagem que ilustra esta página não é convidativa: o mar é escuro, a água é fria, o fundo é cheio de cavernas rochosas, os tubarões brancos almoçam por ali... Mas as ondas são gigantes: graças à elevação abrupta do fundo de pedra, o mar sobe e gera monstros que chegam a 21 metros, altura surfada pelo recordista Carlos Burle

JAWS (Havaí — Estados Unidos)
Ondas de 21 metros
Em inglês, o nome dessa praia significa "mandíbulas", o que diz bastante sobre o pico mais temido do Havaí . Como não dá para passar a arrebentação com a força dos braços, Jaws só é surfável com o surgimento do tow-in, o reboque de jet ski. O bicho pega entre dezembro e março, quando os ventos fortes geram ondas de 21 metros

CORTEZ BANK (Califórnia — Estados Unidos)
Ondas de 20 metros
Localizado em um recife a 170 quilômetros da costa, esse pico só foi desbravado no ano 2000. O americano Mike Parsons surfou uma onda de 20 metros ali em 2002 e levou 60 mil dólares pela proeza. Muitos acreditam que Cortez Bank será o palco da tão esperada onda de 100 pés (30 metros), um sonho antigo entre os surfistas

WAIMEA (Havaí — Estados Unidos)
Ondas de 15 metros
Essa famosa praia da ilha de Oahu perdeu um pouco da sua aura mitológica quando os big riders descobriram Jaws e Mavericks. Até então, esse era o destino preferido dos que buscavam paredões de mais de 7 metros. É ali que acontece o "Eddie Aikau Invitational", o mais antigo e tradicional campeonato de ondas gigantes do mundo

TODOS OS SANTOS (México)
Ondas de 12 metros
Essa ilha recebe as mesmas ondulações do oceano que provocam as megaondas no Havaí, com uma defasagem de três dias. Um dos grandes perigos desse pico é o fundo rochoso: muitas vezes, as pedras se desprendem e são levadas pelas ondas gigantes, ameaçando os surfistas

PÓDIUM BRASILEIRO
Três praias onde o mar bota pra quebrar

ILHA DOS LOBOS (Torres-RS)
Recém-descoberta pelos surfistas, essa praia cercada de pedras tem ondas de tubos perfeitos, que podem chegar a 5,5 metros

PRAIA DA VILA (Imbituba-SC)
Localizada no litoral de Santa Catarina, a região preferida dos big riders tupiniquins, a Vila tem constantemente ondas de até 4,5 metros

CACIMBA DO PADRE (Fernando de Noronha-PE)
O mais interessante dessa praia é que ela se alimenta das grandes ondulações vindas do hemisfério norte. As maiores alcançam 4 metros




Fonte: Mundo Estranho

Quem são os autores de “Parabéns a você”?

A melodia da música foi criada pelas irmãs americanas Mildred e Patricia Smith Hill. Em 1875, essas duas professoras primárias de Louisville, no estado do Kentucky, resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola. Nascia então "Good Morning to All" ("Bom dia a Todos"), com uma letra bem diferente da atual. As irmãs registraram a música em 1893, mas em 1924 ela apareceu sem autorização num livro editado pelo americano Robert Coleman, que surrupiou a melodia e a primeira frase de "Good Morning to All" - o segundo verso ele já alterou para "Happy Birthday To You", o popular "parabéns a você". Na nova versão, a música ganhou popularidade. Mas, em 1933, Jessica Hill, irmã das criadoras da melodia, resolveu brigar na Justiça pelos direitos autorais da música. Ela venceu: desde então, acredite se quiser, é preciso pagar royalties para tocar o "Parabéns" no rádio, na TV ou no cinema. Segundo a revista americana Forbes, a gravadora Warner - a atual detentora dos direitos da música - fatura em média 2 milhões de dólares por ano só com os royalties do "Parabéns". E como a música chegou ao Brasil? Por aqui, a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de "Happy Birthday To You". A vencedora foi a paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que até sua morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu: "Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida."

Mundo Estranho

Uma fabula (Moral humana)

Depois que o Leão desistiu de comer o rato porque o rato estava com espinho no pé (ou por desprezo, mas dá no mesmo), e, posteriormente, o rato, tendo encontrado o Leão envolvido numa rede de caça, roeu a rede e salvou o Leão (por gratidão ou mineirice, já que tinha que continuar a viver na mesma floresta), os dois, rato e Leão, passaram a andar sempre juntos, para estranheza dos outros habitantes da floresta (e das fábulas). E como os tempos são tão duros nas florestas quanto nas cidades, e como a poluição já devastou até mesmo as mais virgens das matas, eis que os dois se encontraram, em certo momento, sem ter comido durante vários dias. Disse o Leão:

- Nem um boi. Nem ao menos um paca. Nem sequer uma lebre. Nem mesmo uma borboleta, como hors-d'oeuvres de uma futura refeição.

Caiu estatelado no chão, irado ao mais fundo de sua alma leonina. E, do chão onde estava, lançou um olhar ao rato que o fez estremecer até a medula. "A amizade resistiria à fome?" - pensou ele. E, sem ousar responder à própria pergunta, esgueirou-se pé ante pé e sumiu da frente do amigo(?) faminto. Sumiu durante muito tempo. Quando voltou, o Leão passeava em círculos, deitando fogo pelas narinas, com ódio da humanidade. Mas o rato vinha com algo capaz de aplacar a fome do ditador das selvas: um enorme pedaço de queijo Gorgonzola que ninguém jamais poderá explicar onde conseguiu (fábulas!). O Leão, ao ver o queijo, embora não fosse um animal queijífero, lambeu os beiços e exclamou:

- Maravilhoso, amigo, maravilhoso! Você é uma das sete maravilhas! Comamos, comamos! Mas, antes, vamos repartir o queijo com equanimidade. E como tenho receio de não resistir à minha natural prepotência, e sendo ao mesmo tempo um democrata nato e confirmado, deixo a você a tarefa ingrata de controlar o queijo com seus próprios e famélicos instintos. Vamos, divida você, meu irmão! A parte do rato para o rato; para o Leão, a parte do Leão.

A expressão ainda não existia naquela época, mas o rato percebeu que ela passaria a ter uma validade que os tempos não mais apagariam. E dividiu o queijo como o Leão queria: uma parte do rato, outra parte do Leão. Isto é: deu o queijo todo ao Leão e ficou apenas com os buracos. O Leão segurou com as patas o queijo todo e abocanhou um pedaço enorme, não sem antes elogiar o rato pelo seu alto critério:

- Muito bem, meu amigo. Isso é que se chama partilha, Isso é que se chama justiça. Quando eu voltar ao poder, entregarei sempre a você a partilha dos bens que me couberem no litígio com os súditos. Você é um verdadeiro e egrégio meritíssimo! Não vai se arrepender!
E o ratinho, morto de fome, riu o riso menos amarelo que podia, e ainda lambeu o ar para o Leão pensar que lambia os buracos de queijo. E enquanto lambia o ar, gritava, no mais forte que podiam seus fracos pulmões:
- Longa vida ao Rei Leão! Longa vida ao Rei Leão!

MORAL: Os ratos são iguaizinhos aos homens.

Qual é o animal mais gordo do mundo?

São os cetáceos, o grupo de mamíferos marinhos formado por baleias e golfinhos. É bom deixar claro, porém, que quando falamos em "gordos" não estamos nos referindo ao peso total do animal, mas sim à sua quantidade de gordura corporal. Em algumas espécies de baleias, a gordura pode representar até 30% do total de peso do animal. Para comparar, o percentual ideal de gordura em um homem jovem não deve ultrapassar 16%. Mas será que esses gordinhos dos mares têm problemas de saúde por causa disso? Que nada! "Como os cetáceos não têm pêlos, a gordura é um elemento essencial para sua sobrevivência, pois ela é responsável pela manutenção da temperatura do corpo", diz o biólogo e especialista em mamíferos marinhos Mario Rollo Junior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de São Vicente (SP). A camada de gordura nesses animais se localiza logo abaixo da pele e recobre o corpo todo. A espessura dessa camada varia de uma espécie para outra, podendo chegar a 50 centímetros. Baleias que habitam regiões polares, por exemplo, costumam ter mais gordura, pois precisam de cobertura extra para se proteger do frio extremo e não perder calor. Além de ajudar na manutenção da temperatura, a gordura nos cetáceos ainda dá uma força na flutuação na água e serve como reservatório de energia. "Na época das migrações, quando as baleias nadam para zonas mais quentes para acasalar, elas se alimentam menos e usam a gordura acumulada para fazer o organismo funcionar", diz Mario.


Publicado na Edição 35 - Revista Mundo Estranho

Homem pára-raio

Um americano foi atingido por um raio pela segunda vez em sua vida e sobreviveu apesar de sofrer tremores e ter dois buracos abertos no jeans por queimaduras. Don Frick, 68 anos, foi atingido pela primeira vez por um raio há 27 anos.

Ele estava em um festival a céu aberto, em Hamlin, Pensilvânia, quando começou uma tempestade e ele se refugiou em um abrigo com outras seis pessoas. O raio atingiou o chão e enviou carga elétrica até Frick.

“Me jogou contra uma parede”, contou ele. “Quando eu me dei conta da situação e percebi que estava vivo, pensei: tenho muita sorte”, disse ele à TV Sky News. Nenhuma das outras pessoas que estavam junto com ele tiveram ferimentos graves.

Era uma vez uma camisinha!

30/07/2007

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

Recordes e curiosidades do Pontificado

Os 26 anos e meio de Pontificado de João Paulo II estão marcados pelos números mais surpreendentes e muitas “primeiras vezes” históricas:
- Além de ter sido o primeiro Papa polaco, foi o primeiro oriundo de uma país comunista – numa altura em que ainda existia a “cortina de ferro” na Europa.
- Foi um jovem que demonstrou grande interesse pelo teatro e literatura polaca.
- Trabalhou duramente numa mina.
- Quando gozou de boa saúde foi praticante de esqui, montanhismo e remo.
- É o primeiro Papa a repetir nomes dos seus dois imediatos predecessores.
- É o único Papa a ter sido atingido a tiro na rua.
- É o único pontífice católico que deu entrada num hospital público até hoje.
- Segundo uma sondagem nos EUA, o que mais cativa na sua figura é o sorriso, a devoção mariana, o domínio de várias línguas e o seu amor às crianças e aos pobres.
- João Paulo II ocupou o primeiro lugar numa sondagem que pedia a alunos do secundário de Portugal, Espanha e América Latina para indicarem “a pessoa que mais admiram”.
- No Natal costuma oferecer aos amigos, cardeais e todos os trabalhadores no Vaticano uma garrafa de vinho e um pão doce de limão com passas.
- Vai confessar em todas as Sextas-feiras Santas na Basílica de São Pedro. Baptiza na sua capela privada os filhos dos seus amigos ou dos seus mais modestos colaboradores. Já casou um serralheiro com uma mecanógrafa.
- Em Março de 2003 o Vaticano apresentou o sexto livro de poemas místicos escritos pelo Papa, o “Tríptico Romano”.
- Realizou três exorcismos durante o Pontificado, sendo o mais conhecido o realizado a uma jovem, em 1982, que se mostrou muito agitada durante a audiência geral.
- No dia 13 de Abril de 1986 realizou um gesto histórico ao visitar a sinagoga de Roma.
- Pediu perdão pelas faltas humanas cometidas pela Igreja Católica numa intervenção a 12 de Março de 2000, ano do Jubileu.
- É o primeiro Papa a ter rezado numa Mesquita, na Síria, um gesto que muitos sectores mais conservadores não receberam de bom grado.
- Em Maio de 2002 reuniu-se na Praça de São Pedro com centenas de antigas prostitutas, durante a audiência geral.
- Nesse mesmo mês, depois do encontro ecuménico de oração em Assis, enviou uma mensagem aos chefes de Estado convidando-os a adoptar 10 compromissos pela paz mundial.
- Recebeu no Vaticano uma delegação oficial da Igreja Ortodoxa Grega, a primeira desde o cisma de 1054.
- Em Agosto de 2002 celebrou uma Missa em Cracóvia que reuniu 2 milhões de fiéis, a maior de toda a história.
- No dia 14 de Novembro de 2002 visitou o parlamento italiano, algo que o Papa não fazia há 150 anos. O seu discurso foi tão eloquente que o mafioso Benedetto Marciante, capo de la Cosa Nostra, se entregou à polícia romana.
- Os pensamentos do Papa já estão disponíveis por SMS em vários países.
- Em Junho de 2003 completou as 100 viagens apostólicas, na Croácia.
- Uma montanha do Polo Sul tem o nome do Papa João Paulo II, como homenagem aos seus 25 anos de Pontificado.
- Proclamou 1.338 beatos, canonizou 482 santos, mais do que em todos os Pontificados desde a criação da Congregação dos Ritos (hoje Congregação para as Causas dos Santos) em 1588.
- Convocou 9 consistórios para a criação de cardeais e nomeou 232 cardeais, um dos quais “in pectore”.
- João Paulo II tem o 3º maior Pontificado da historia
- Após 26 anos de Pontificado, João Paulo II realizou 104 viagens apostólicas fora da Itália, a que se juntam 146 nesse país.
- Visitou 129 países diferentes e mais de mil cidades, num total de 1.162.008 quilómetros percorridos, suficientes para mais de três viagens entre a terra e a lua e 29 voltas à terra.
- Nestas viagens pronunciou 3288 discursos e esteve fora do Vaticano um total de dias correspondentes a dois anos e três meses.
- Escreveu 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas, 46 cartas apostólicas.
- O Papa encontrou-se com 17,5 milhões de pessoas em 1164 audiências semanais. Mais de Mil Chefes de Estado e de Governo passaram pelo Vaticano.

Quais são as plantas mais venenosas do mundo?

Dá para citar pelo menos uma dezena de plantas mortais, com toxinas venenosas que podem matar quem entrar em contato com elas. Mas não dá para fazer um ranking incontestável das mais venenosas. Primeiro, porque o efeito da toxina varia muito de pessoa para pessoa - as vítimas mais resistentes podem ter apenas vômitos ou outras reações menos pesadas; as mais fracas podem morrer. Segundo, porque a quantidade de veneno capaz de causar problemas ao ser humano muda de planta para planta. E terceiro, porque existem várias formas de contágio: comendo a planta, tendo contato pela pele e até cheirando o perfume que ela exala. Nesta reportagem, montamos uma lista com cinco espécies superletais, encontradas em várias partes do mundo e também aqui no Brasil. Todas elas são consideradas altamente venenosas e causam acidentes domésticos. As principais vítimas são as crianças, que costumam achar saborosas plantinhas como a comigo-ninguém-pode, cultivada para espantar o mau-olhado. Mas, quando a planta é mastigada, pequenos cristais ferem a boca e a faringe, provocando um inchaço que impede a passagem de ar e causa morte por asfixia. Outro motivo de envenenamento é confundir uma planta tóxica com outra inofensiva. Isso pode ocorrer, por exemplo, com a mandioca e suas parentes venenosas, que são bem parecidas na forma, mas bem diferentes na composição química. Para evitar esse perigo, o melhor é prevenir: não mande para a panela vegetais desconhecidos e avise a molecada para não pôr na boca as plantas do jardim.

COMIGO-NINGUÉM-PODE (Dieffenbachia picta Schott)

POR QUE É TÓXICA: porque o caule e as folhas têm cristais de oxalato de cálcio, substância que provoca inflamações no corpo

EFEITOS: quando mastigada, a planta fere as mucosas da boca, faringe e cordas vocais. A inflamação causa inchaços que impedem a passagem do ar e podem levar à asfixia

TRATAMENTO: no hospital, a vítima recebe analgésicos contra a inflamação e passa por uma lavagem gástrica. Tomar leite e óleo de oliva ajuda a eliminar a toxina

Cultivada dentro de casa, essa plantinha é tida como amuleto contra o mau-olhado. Nos Estados Unidos, ela é conhecida como "cana de mudo", já que o inchaço impede a pessoa de falar até que a inflamação melhore


JEQUIRITI (Abrus precatorius L.)

POR QUE É TÓXICA: porque tem sementes vermelhas com uma substância chamada abrina, que mata quando mastigada

EFEITOS: a abrina provoca a aglutinação das células vermelhas do sangue, formando coágulos e impedindo a circulação corpórea

TRATAMENTO: é preciso levar a vítima rapidinho para o hospital. O salvamento inclui lavagem gástrica e remédios anticoagulantes

Abundante nas regiões tropicais, o jequiriti ficou famoso por ser a "planta proibida" do filme A Lagoa Azul. Na produção, o casal apaixonado mastiga as sementes e acaba morrendo (xiiiii, contei o final...rs)



PINHÃO-DE-PURGA (Jatropha curcas L.)

POR QUE É TÓXICA: porque contém ricina nas sementes

EFEITOS: causa aglutinação das hemáceas e dificuldade de circulação do sangue. A ingestão de quatro ou mais sementes de pinhão-de-purga pode causar a morte

TRATAMENTO: a vítima deve ir direto para o hospital. Depois de passar por uma lavagem gástrica, é preciso evitar a desidratação com soro

Considerada uma planta invasora, o pinhão-de-purga ocorre como praga em pastagens e lavouras nas zonas rurais. Como ele não é muito comum nas grandes cidades, há menos registros de acidentes com esse vegetal


MAMONA (Ricinus communis L.)

POR QUE É TÓXICA: porque a semente tem ricina, uma toxina letal quando ingerida

EFEITOS: assim como a abrina, a ricina causa coágulos sanguíneos. Há casos de morte de crianças que ingeriram uma única semente, e de adultos que comeram duas delas. Em casos menos graves, a toxina ocasiona queimação na garganta, vômitos intensos, taquicardia e diarréia

TRATAMENTO: internação imediata, com lavagem gástrica e anticoagulantes

Não é que as mamonas podem mesmo ser assassinas? Aparentemente inofensivo, esse arbusto originário da Ásia meridional cresce em qualquer terreno baldio. Uma simples dentada pode causar vômitos e diarréia

MANDIOCA-BRAVA (Manihot utilissima Pohl)

POR QUE É TÓXICA: suas raiz e suas folhas possuem linamarina, uma substância tóxica que pode matar quem comer a planta

EFEITOS: nas intoxicações mais pesadas, a linamarina causa asfixia e convulsões, que se não forem tratadas podem ser fatais

TRATAMENTO: hospitalização e lavagem gástrica. Os principais remédios são antídotos específicos, como o nitrito de amila

Essa planta nativa do Brasil é venenosa quando crua. Mas, ao ser cozinhada, sua substância tóxica deixa de fazer efeito. Hoje em dia, já dá para encontrar no mercado exemplares geneticamente modificados, que não têm o veneno encontrado na natureza

CONSULTORIA: Antônio Salatino, farmacêutico e bioquímico da Universidade de São Paulo (USP), especialista em botânica

FONTE: Plantas Venenosas e Animais Peçonhentos, de Samuel Schvartsman

Os signos e os beijos

29/07/2007

Beijos das pessoas do signo Carneiro

Beijar alguém do signo Carneiro é mais ou menos como estar no meio de um terramoto: você não sabe bem como aquilo começou e o que as suas pernas estão a fazer ali em cima enquanto os seus braços estão amarrados com os de outra pessoa. Enfim, o Carneiro é arrojado e basicamente, triplica a sua impaciência quando o assunto é romance. E se tiver o ascendente em Carneiro, o caso é ainda mais grave... Então, não se admire se for atacada por uma boca ávida e, como tanto fogo tem que ser apagado, não se admire também se o beijo terminar no que vem depois do beijo nos filmes americanos. Momentos tórridos garantidos!

Beijos das pessoas do signo Touro

Cuidado! Essa gente é calminha, meiguinha, fofinha... até chegar a altura de beijar! Touro, o signo mais sensual do Zodíaco, conhece tudo sobre sensações e sobre como provocá-las. O beijo taurino é sem pressa, ao estilo de quem pára e aprecia a paisagem... É mais um beijo de carinho do que de excitação, mas é aí que está a armadilha: depois você anseia por mais... Bom, era isto mesmo que o taurino queria!

Beijos das pessoas do signo Gémeos

As pessoas deste signo são umas borboletas. Os seus interesses e pensamentos, durante um beijo, podem oscilar entre uma piada alheia e a sua pessoa... No meio de tudo, os nativos Gémeos ainda podem aproveitar para brincar ou morder-lhe a língua durante o beijo. Enfim, é difícil manter a concentração dessa gente cheia de artimanhas. Vai ser mais fácil "agarrá-lo" pela conversa do que pelo beijo, já que os Gémeos adoram falar, mas na hora de agir pouco fazem... Bem, alguém tem que tomar a iniciativa. Por isso não hesite em tomar as rédeas. Ele ou ela ainda tentará dizer, em pleno beijo, que passou um passarinho por cima de vocês. Mas cabe a si fazer com que aquela mente inquieta pare, nem que seja por um minuto.

Beijos das pessoas do signo Caranguejo

Ternos, carinhosos, protectores. Assim são os beijos "básicos" dos nativos do signo Caranguejo, que adoram carinho como poucos no Zodíaco. Mais passivos do que activos, eles preferem dar espaço para que lhe dite as "normas" do beijo. "Marias-vão-com-as-outras", no bom sentido, eles seguirão o seu modo de beijar. Porém, um aviso: nada de brutalidade com eles! Lembre-se, está a lidar com um Caranguejo, não com um Escorpião! Então, nada de mordidelas. Senão, arrisca-se a que o seu caranguejinho corra apavorado... a gritar pela mãe!

Beijos das pessoas do signo Leão

Atenção, atenção: por favor, luzes aqui, que o Leão vai beijar!!! O grande amante (e exibicionista) do Zodíaco não sabe do que é que gosta mais: beijos cinematográficos ou o efeito de seus beijos cinematográficos. Mas, enquanto ele não decide, entre no espírito, e por favor não ria!!! Encare com coragem se ele ou ela resolver dar-lhe um daqueles beijos de dobrar a espinha, em pleno centro da cidade. E, claro, não pense sequer em dar beijinhos escondidos. Ele quer é que toda a gente veja e comente e, obviamente, bata palmas calorosas depois! Mas, falando do beijo em si, e não do teatro em torno dele, um beijo leonino será sempre afectuoso, cheio de calor e intensidade. Os nativos deste signo querem ser inesquecíveis. Sobreviva a este beijo, se conseguir...

Beijos das pessoas do signo Virgem

Ai, por favor, nada de beijos melados! O nativo típico de Virgem dir-lhe-ia algo parecido se não fosse tímido demais. A verdade é que ele acha que a quantidade de germes presentes na saliva é um absurdo... Portanto, vá com calma se estiver de olho em algum nativo Virgem. Deixe os beijos eróticos, molhados, perturbadores para os momentos propícios, quando vocês estiverem bem escondidinhos. Eles morrem de vergonha de cenas públicas. E, por favor, respeite as etapas (o Virgem adora "fases", tudo muito documentado com mapas, gráficos, estatísticas). Contente-se com beijinhos no começo e deixe que ele lhe reserve aquele outro beijo para o melhor momento. Com toda aquela precisão cirúrgica que só os Virgem têm, podemos garantir que quem conseguiu percorrer as "fases" não se arrependeu no fim.

Beijos das pessoas do signo Balança

Geralmente é um beijo "formal", socialmente aceitável e que, de preferência, dá boa impressão. Os nativos deste signo detestam extremismos. Nada de beijinhos frios demais, que passem a impressão de falta de amor; e nada de beijos tórridos e com um grau de atracção muito quente... As balanças gostam de ficar bem na foto, lembre-se disto. Mas os nativos deste signo, como os de Touro e os de Leão, são os mestres do romance. Então, quando estiverem a sós, talvez ele lhe reserve uns beijos menos preocupados com as aparências. E com toda a capacidade que a Balança tem de criar ambientes agradáveis, o beijo pode ser ainda mais especial por causa do cenário. E aí, sim, será o momento de vocês se engalfinharem escandalosamente...

Beijos das pessoas do signo Escorpião

Tenha gelo à mão, pode precisar. Esse beijo molhado, intenso, exigente e escandaloso - que é só uma pequena parte do reportório de sedução dos nativos deste signo - já é uma lenda. E pode surpreender-se com o estado em que vai ficar depois deste beijo devastador. Tudo porque o Escorpião, o mais intenso e persistente dos signos de Água, é um explorador nato. Ele estuda as pessoas. Isto inclui você, é claro. Daí aquela língua inquieta e impertinente que a faz imaginar se é só uma língua normal ou algo sobrenatural, acima da sua compreensão... Aproveite! O prazer do beijo de um Escorpião não é para qualquer um. E, caso você sobreviva a este beijo sem se abalar, procure um terapeuta: Você está com problemas!!!

Beijos das pessoas do signo Sagitário

Vai beijar alguém deste signo? Se assim for, avance com todo cuidado e concentração. O beijo dessa gente que fala com as mãos e derruba objectos à sua passagem pode terminar os dois a rolar, violentamente, pelo chão. Até aí, tudo bem, se for isto mesmo que você quer. O problema é que o seu Sagitário corre o risco de se enrolar de tal maneira, que é possível que derrube estantes e leve algumas cadeiras à frente. Evite esses desastres amarrando sua presa. Prenda o seu amor sagitariano, diga para ele se calar e não se mover. Aí você vai poder curtir um beijo quente e empolgado, empenhado em agradar-lhe.

Beijos das pessoas do signo Capricórnio

Este signo de Terra não é como os outros. As pessoas nativas deste signo parecem quietinhas, tímidas, um pouco assexuadas... até você ficar a sós com elas. Aí vai ter oportunidade de comprovar o ditado que diz que as aparências enganam. O beijo dos nativos deste signo é contido, porém calculado: ele sabe onde quer chegar, ele sempre sabe. Portanto, não se iluda com aquele jeitinho sóbrio e super-educado: O Capricórnio não perde a sua oportunidade e encanta primeiro pelas palavras, pela sensatez, e quando você percebe... já está a ser beijada... Portanto, ele não é lento. É oportuno, estratégico. Ah, e de preferência, deixe que ele ou ela tome a iniciativa ou, então, avise que vai avançar para o beijo. Faz parte do jogo de sedução ter um certo controlo da situação, e nativos deste signo (principalmente os de ascendente) detestam ser apanhados de surpresa.

Beijos das pessoas do signo Aquário

Chiiiii, é verdade que gosta de alguém de Aquário? Bom, vamos por partes: primeiro, essa gente maluca gosta de originalidade, o que inclui, é claro, o beijo... Portanto, escolha um cenário absurdo e aflitivo, se possível, algo como uma sala de espera do dentista, ou a porta de um metro a fechar-se. Ele ou ela vai adorar! Outra coisa: respeite a sua excentricidade. Se ele ou ela lhe disser que gostaria de ser beijado na dobra interna do joelho muito mais do que na boca, fazer o quê? Paixão é paixão! O beijo aquariano é assim: esquisito, surpreendente, bizarro, experimental, lúdico... eles adoram chocar. Depois de ter feito um estágio, beijando dobras de joelho, pupilas, narizes, omoplatas, talvez você conquiste um pouco de "normalidade" dessa gente excêntrica. Aí será a sua vez de dizer onde quer ser beijada. Mas só depois de ter experimentado novas e absurdas formas de beijar.

Beijos das pessoas do signo Peixes

Hã?!? Não se espante se ouvir isto da boca de um(a) nativo (a) deste signo - ao lhe propor um beijo... Por isto, faça a coisa certa: decida por ela ou ele ou vocês vão ficar a contar estrelas a noite inteira. Não se deixe levar por estes distraídos, porque são tão escorregadios e indiferentes que é melhor roubar um beijo e esperar um estalo do que contar com a iniciativa deles. Enquanto aqueles olhinhos assustados e incrédulos olham as estrelas, dê um beijinho como quem não quer nada, e ganhe em troca o beijo típico dos nativos deste signo. Ele é como você quer. E espera que a sua boca diga como quer o beijo. Depois molda-se a si, por compaixão ou mesmo por interesse. Aproveite esta doçura, mas tenha delicadeza: eles moldam-se à sua maneira de conduzir o beijo, mas certamente não ficarão cativos de um beijo que não transmita poesia ou romantismo.


Mal-entendido em conversa de sinais acaba em briga

Uma briga envolvendo cinco homens teria começado devido a um mal-entendido quando um surdo-mudo se comunicava por linguagem de sinais e outro homem se irritou, achando que os gestos eram desrespeitosos.


A polícia relatou que o resultado foi uma briga seguida por disparos de armas de fogo no domingo, do lado de fora de uma pizzaria em Anchorage, no Alaska.

Raymond Keith McWain, de 26 anos, havia acabado de virar a esquina em seu carro quando notou uma caminhonete com três homens emparelhando. O surdo-mudo estava se comunicando com os outros dois na caminhonete por meio de linguagem de sinais, segundo a polícia.

McWain achou que os gestos da linguagem de sinais eram algum tipo de afronta ou "desrespeito" com ele, como contou a polícia. Ele mesmo fez também alguns gestos, buzinou e fechou a caminhonete antes de estacionar na pizzaria. Os homens da caminhonete o seguiram. No estacionamento, McWain e os três homens da caminhonete começaram a se empurrar e incitar a briga, segundo a polícia. O primo de McWain, Daniel Harris, 20, que trabalha na pizzaria, foi até lá fora e começou a bater no surdo-mudo enquanto os companheiros deste surravam McWain.

Houve diversos disparos de pelo menos uma arma.

A polícia está investigando se Harris teria dado coronhadas no surdo-mudo. Um tiro pode ter sido disparado nesse momento, declarou um porta-voz da polícia Paul Honeman.

Os rapazes da caminhonete deixaram o estacionamento.

Quando a polícia chegou, encontrou McWain deitado no estacionamento e sangrando muito na cabeça e no tronco, disse Honeman. Em princípio a polícia achou que ele havia sido baleado, mas depois descobriu que os ferimentos eram resultado de socos e chutes. McWain foi levado para o hospital onde deu entrada em condições razoáveis.

O surdo-mudo também foi a um hospital mais tarde para receber tratamento.

A polícia encontrou Harris chorando, agachado próximo ao balcão dentro da pizzaria, como consta na documentação da polícia.

Harris foi o único levado preso, sob acusação de posse de metanfetamina. Quando a polícia revistou Harris, encontrou diversos sacos plásticos da droga, um cachimbo de vidro e US$ 4.691 (pouco mais de R$ 9 mil) na carteira.

A fiança de Harris foi fixada em US$ 15 mil (aproximadamente R$ 30 mil). De acordo com um banco de dados da segurança pública, ele não possui antecedentes no Alaska. As investigações sobre a briga e os disparos seguem em andamento.

Cliente pede dois cartões novos, mas leva 2 mil

O contador Frank Van Buren, de Manhattan, Nova York, quase se afogou na montanha de cartões de crédito que a rede de combustíveis ExxonMobil enviou para sua casa nas últimas semanas. Ele pediu dois cartões de fidelidade novos. A empresa, porém, mandou 2 mil.

Van Buren, cliente da rede há 17 anos, disse que pediu os cartões novos porque os dele estavam com o prazo de validade vencendo. Primeiro, ele recebeu os dois cartões, tudo direitinho. Mas depois o correio entregou duas caixas com mil cartões em cada. Todos tinham seu nome e o número de sua conta no banco.

"Como podem ter me enviado 2 mil cartões por engano?", espantou-se Van Buren. A porta-voz da ExxonMobil Corp., Paula Chen, disse que a empresa de combustível, com sede no Texas, está verificando o que aconteceu.

A maior boca do mundo ;o

28/07/2007

Homem é condenado por se masturbar na prisão

Um prisioneiro da cidade de Broward, na Flórida, foi sentenciado a mais 60 dias de prisão por ter se masturbado quando estava sozinho em sua cela. Terry Lee Alexander, 20 anos, que já cumpre uma pena de dez anos por assalto à mão armada, foi acusado nesta terça-feira de exibicionismo.


Uma policial serviu como testemunha no caso. Coryus Veal viu quando o prisioneiro se masturbou e, em depoimento, disse que o criminoso não fez nenhuma questão de esconder o que estava fazendo, segundo informou o site MiamiHerald.com. Veal estava a cerca de 30 m do prisioneiro quando o fato ocorreu.

Via: Terra

China: Camponeses comiam ossos de dinossauro

Diversos camponeses do centro da China desenterraram mais de uma tonelada de ossos de dinossauro, que cozeram e moeram para usar na medicina tradicional, noticia hoje a imprensa chinesa.

Os camponeses acreditavam que os ossos pertenciam a dragões voadores e tinham poderes curativos, segundo o jornal oficial New Beijing Daily.

Até ao ano passado, os fósseis eram vendidos na província central de Henan como ossos de dragão por cerca de quatro renminbi (40 cêntimos de euro) por quilo, disse o cientista Dong Zhiming ao jornal Luoyang Daily.

Ao descobrirem que os ossos eram de dinossauro os camponeses doaram 200 quilos aos especialistas para investigação.

Durante pelo menos duas décadas, conta Dong, o professor do Instituto de Paleontologia da Academia Chinesa de Ciências, «eles acreditaram que os ossos eram de dragões que voavam pelos céus».

Os ossos, ricos em cálcio, eram fervidos juntamente com outros ingredientes e dados às crianças como um tratamento para as vertigens e cãibras nas pernas.

Outras vezes os ossos eram transformados numa pasta para aplicar directamente nas fracturas ou outras feridas, acrescentou Dong.

Numa escavação recente, um grupo de cientistas descobriu um dinossauro herbívoro, que viveu há 85 a 100 milhões de anos.

Na área, rica em ossos de dinossauro fossilizados que as autoridades locais mostraram terça-feira pela primeira vez ao público, decorrem também escavações de outros dois fósseis de dinossauros.

Diário Digital / Lusa

Jogo de dardos ameaçado de extinção em Inglaterra

O tradicional jogo de dardos está prestes a desaparecer dos pubs ingleses, dos quais vem fazendo parte há séculos. Estudiosos do fenómeno predizem que o jogo, sobre o qual se conta que era praticado assiduamente pelo rei Henrique VIII, acabará por desaparecer.
Segundo uma sondagem realizada entre mil frequentadores de pubs, apenas 10% jogaram dardos no ano passado, contra 41% há apenas cinco anos, informa o jornal The Daily Telegraph. Além disso, quatro em cada dez jovens de mais de 20 anos disseram nunca ter jogado um só dardo na vida.
Actualmente, apenas 53% dos pubs ingleses têm um jogo de dardos, segundo a casa de apostas virtual Blue Square, que lançou uma campanha para salvar o jogo e se propõe a instalar dez mil novas tábuas até 2017.
Segundo a sondagem, os jovens que frequentam os pubs preferem outras coisas como, por exemplo, um cardápio interessante, uma longa carta de vinhos, sofás confortáveis e boa música.
O jogo tem origem medieval e começou a ser praticado com setas recortadas que eram lançadas contra tonéis de vinho vazios, alargando-se rapidamente a todas as classes sociais.
Diz-se que Henrique VIII era um jogador assíduo, e que Ana Bolena, que depois teria a sua cabeça cortada a mando do monarca, lhe presenteou com um jogo de dardos.

Conheça a razão de certas formas de falar

27/07/2007

- Calcanhar de Aquiles.

Na Guerra de Tróia, Aquiles foi atingido na única parte de seu corpo que não tinha proteção: o calcanhar. Portanto, o ponto fraco de uma pessoa é conhecido como calcanhar de Aquiles.


- Voto de Minerva

Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os acusados. Coube à deusa Minerva o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.

- Casa da Mãe Joana

Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a minoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase "casa da mãe Joana" ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

- Vá se Queixar ao Bispo

Durante o Brasil Colônia, a fertilidade de uma mulher era atributo fundamental para o casamento, afinal, a ordem era povoar as novas terras conquistadas. A Igreja permitia que, antes do casamento, os noivos mantivessem relações sexuais, única maneira de o rapaz descobrir se a moça era fértil. E o que acontecia na maioria das vezes? O noivo fugia depois da relação para não ter de se casar.

A mocinha, desolada, ia se queixar ao bispo, que mandava homens para capturar o tal espertinho.

- Conto do Vigário

Duas igrejas de Ouro Preto receberam uma imagem de santa como presente. Para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários contariam com a ajuda de Deus, ou melhor, de um burro. O negócio era o seguinte: colocaram o burro entre as duas paróquias e o animalzinho teria que caminhar até uma delas. A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E foi isso que aconteceu, só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burro. Desse modo, conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.

- Ficar a Ver Navios

Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.

- Não Entendo Patavinas

Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, não entender patavina significa não entender nada.

- Dourar a Pílula

Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar o aspecto do remedinho amargo. A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo.

- Chegar de Mãos Abanando

Há muito tempo, aqui no Brasil, era comum exigir que os imigrantes que chegassem para trabalhar nas terras trouxessem suas próprias ferramentas. Caso viessem de mãos vazias, era sinal de que não estavam dispostos ao trabalho. Portanto, chegar de mãos abanando é não carregar nada.

- Sem Eira Nem Beira

Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, está sem grana.

- Abraço de Tamanduá

Para capturar sua presa, o tamanduá se deita de barriga para cima e abraça seu inimigo. O desafeto é então esmagado pela força. Abraço de tamanduá é sinônimo de deslealdade, traição.

- O Canto do Cisne

Dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão canto do cisne representa as últimas realizações de alguém.

- Estômago de Avestruz

Define aquele que come de tudo. O estômago do avestruz é dotado de um suco gástrico capaz de dissolver até metais.

- Lágrimas de Crocodilo

É uma expressão usada para se referir ao choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.

- Memória de Elefante

O elefante lembra de tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atrações do circo. Diz-se que as pessoas que se recordam de tudo tem memória de elefante.

- Olhos de Lince

Ter olhos de lince significa enxergar longe, uma vez que esses bichos têm a visão apuradíssima. Os antigos acreditavam que o lince podia ver através das paredes.

- Feito Nas Coxas

As primeiras telhas dos telhados nas casas aqui no Brasil eram feitas de Argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da Africa. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido aos diferentes tipos de coxas. Daí a expressão: fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito.

Eu não sabia. E você?

Diz-se:

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão...

Enquanto o correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão...



No popular se diz:

Cor de burro quando foge

O correto é: Corro de burro quando foge!


Outro que no popular todo mundo erra: quem tem boca vai à Roma.

O correto é: Quem tem boca vaia Roma


Outro que todo mundo diz errado, -Cuspido e escarrado- quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.

Correto é: Esculpido em Carrara (Carrara é um tipo de mármore)


Mais um famoso...


Quem não tem cão, caça com gato...

O correto é: - Quem não tem cão, caça como gato...

Ou seja, sozinho!!!

Barulhos Noturno

Por que há barulhos de estalos em meu quarto à noite?

Resposta:
O que você está ouvindo não é um sonho, nem algo que você mesmo esteja fazendo.

O som não vem de nada debaixo da sua cama. Nenhum monstro mora lá. O som é real e vem de sua casa ou apartamento e das coisas que estão lá dentro.

O som acontece quando as coisas mudam de tamanho. Essa mudança de tamanho acontece quando a temperatura muda. De verdade!

DO QUE VOCÊ PRECISA:
uma garrafa de refrigerante, bexiga, cubos de gelo, tigela.

O QUE FAZER:
Encaixe a bexiga na boca da garrafa. Coloque a garrafa na tigela e espalhe os cubos de gelo ao redor dela. Observe a bexiga e espere por algum tempo, algo como 8 minutos. O que acontece?

O QUE ACONTECE:
O ar na garrafa e na bexiga se esfriam. Quando o ar se esfria, ocupa menos espaço. Chamamaos isso de contração. O ar na garrafa se contraiu tanto que a bexiga é puxada para dentro da garrafa.

Se você colocar a garrafa ao sol, o ar na garrafa absorverá calor e se expandirá. O ar expandirá tanto que o balão irá se inflar.

Objetos quentes geralmente se expandem (ficam maiores). Já objetos frios geralmente se contraem (ficam menores).



Coisas que estalam durante a noite
Em sua experiência, o ar e o balão se contraíram e se expandiram. Ambos são flexíveis e macios. Eles não produzem sons quando mudam de tamanho.

Sua casa é construída de materiais que não são muito macios nem flexíveis. Quando sua casa fica maior ou menor, ela produz sons. Isso também é válido para os móveis de seu quarto.

Quando o sol se põe e as coisas se esfriam, sua casa e a mobília dentro dela se contraem, isto é, ficam menores e produzem os estalos.

Quando os construtores projetam estradas e pontes, certificam-se de deixar espaço para a expansão e para a contração. As linhas pretas nas calçadas são juntas de expansão.

Algo tão simples quanto a diferença entre a temperatura do dia e a da noite é suficiente para provocar rachaduras no cimento, partir fios telefônicos ou até curvar torres elétricas, caso não sejam construídas adequadamente.

P.S.: Todos esses barulhos (estalos) acontecem de manhã também. Não os ouvimos porque estamos de pé e fazendo nossos próprios sons pela manhã.


Tirado do site Educar

Sono dos animais...

    *as moscas domésticas nascem de madrugada e morrem 24 horas depois. por isso, nunca dormem.
    *as formigas entram num estado de letargia mas continuam sempre alerta para enfrentar os perigos.
    *o albatroz passa a maior parte do temp a voar e dorme em pleno voo, sustentado pelo vento do mar.
    *as corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, os seus olhos não aguentam a claridade.

quanto dorme um animal por dia?

baleia - 1 hora
boi - 4 horas
cão - 10 horas
cavalo - 3 horas
elefante - 3 horas
foca - 6 horas
gato - 15 horas
girafa 2 horas
golfinho - 10 horas
leão - 18 horas
morcego - 19 horas
porco - 8 horas
preguiça - 20 horas
rato - 13 horas
zebra - 3 horas

Astronautas voaram bêbados, diz Nasa

26/07/2007

Uma comissão concluiu que em pelo menos duas ocasiões astronautas foram ao espaço tão bêbados a ponto de representar risco para o vôo, afirmou na quinta-feira (26) a página na internet da revista "Aviation Week".

Segundo a publicação, a comissão foi criada pela Nasa para estudar problemas de saúde dos astronautas, e registrou o "consumo intenso de álcool" a menos de 12 horas de lançamentos. Os médicos de vôo e outros astronautas teriam advertido sobre o estado dos tripulantes pelo menos em duas ocasiões.

A comissão foi montada depois da prisão da astronauta Lisa Nowak, em fevereiro, acusada de tentativa de seqüestro, mas as conclusões não citam o nome de nenhum astronauta, disse a "Aviation Week".

O Centro Espacial Johnson, em Houston, sede da corporação de astronautas, não quis fazer comentários, mas a Nasa afirmou que vai divulgar as conclusões de "duas revisões de avaliações médicas e de saúde comportamental de astronautas" numa entrevista coletiva na sexta-feira, em Washington.

A análise foi determinada depois da prisão de Nowak, que tripulou uma missão de ônibus espacial no ano passado. A astronauta teria viajado por horas de carro, usando fraldas para não ter de parar, para enfrentar uma suposta rival num caso amoroso.

Pele artificial dispensa teste com animais

A gigante dos cosméticos L'Oréal acaba de desenvolver a Episkin, uma versão de laboratório da pele humana que deve dispensar a necessidade de usar animais em testes de segurança de produtos de beleza ou limpeza, informa a revista de divulgação científica britânica "New Scientist" (www.newscientist.com).

Pesquisas anteriores revelaram que, quando a reputação está em jogo, os animais e os humanos tendem a se mostrar mais altruístas, apenas porque esse comportamento é socialmente valorizado. Um novo estudo feito por pesquisadores alemães demonstrou que o fato de alguém saber que está sendo observado leva à mesma atitude.

Uma simples imagem de um par de olhos estilizados numa tela de computador, por exemplo, basta para mudar o comportamento de uma pessoa. Da mesma forma, se for colocado um par de olhos em uma caixa para gorjeta, as pessoas se mostrarão mais generosas do que se a ilustração for de uma flor.

Manfred Milinski, do Instituto Max-Planck de Ecologia Evolutiva, na Alemanha, e Bettina Rockenbach, da Universidade de Erfurt, também na Alemanha, descobriram que o cérebro humano está, na realidade, "programado" para reagir assim. Os pesquisadores demonstraram que os animais -- não apenas os mamíferos como também os pássaros e alguns peixes -- mudam de comportamento se se sentem observados.

Um jogo sutil tem lugar entre o "observador" e o "observado". O observador deve olhar o observado sem ser visto para estar certo de recolher a informação confiável. O observado, sabendo-se observado, deve, por sua parte, agir como se não soubesse que está sendo observado para que não se suspeite que seu comportamento altruísta é falso. Trata-se de uma verdadeira "corrida armamentista" entre o observador e o observado, resumiram os pesquisadores.

Átomo dançarino inspira supercomputador

Suspensos na luz de um laser, milhares de átomos se acoplam e dançam, cada um dos quais se movendo em perfeito contraponto em relação ao parceiro. São os blocos básicos daquilo que pode se tornar, no futuro, um poderoso computador quântico capaz de resolver em segundos problemas que as mais velozes máquinas atuais levam anos para decifrar, disseram físicos norte-americanos."Pode-se realizar o equivalente a múltiplos cálculos clássicos simultaneamente no mundo quântico", disse Trey Porto, pesquisador do Instituto Nacional de Padrões e

Tecnologia (NIST), parte do Departamento do Comércio norte-americano, cujo trabalho está na edição desta semana da revista científica "Nature."

Porto e seus colegas forçaram pares de átomos de rubídio super-refrigerados a trocar repetidamente de posição, feito que poderia torná-los úteis para armazenar e processar dados em computadores quânticos. Nos computadores atuais, a menor unidade de armazenagem é um dígito binário, ou bit, que só pode ter dois valores --zero ou um. Eles formam a base da armazenagem de informação usada na computação digital. Quando combinados em grupos de oito, em um computador pessoal típico, esses bits se tornam bytes. "No mundo quântico, em lugar de operarmos apenas com os números zero e um, há uma gama mais ampla de possibilidades", disse Porto em entrevista telefônica.

Os bits quânticos, ou qubits, também podem oscilar no espaço intermediário entre a posição zero e a posição um, como interruptores de luz que pudessem estar meio desligados. Essa flexibilidade poderia permitir que grande número de cálculos fossem realizados simultaneamente, segundo Porto.

A equipe de Porto isolou pares de átomos em uma grade de luz formada por seis feixes de laser, todos apontados para um mesmo ponto, e manteve esses átomos suspensos em um padrão uniforme. "Não existe um recipiente. Eles levitam nos feixes de laser."
Os cientistas aprisionaram os pares em depressões ou poços formados por oscilações na luz. Quando forçados a conviver em espaços limitados, os pares de átomos oscilam no espaço entre o zero e um, enquanto os átomos se emaranham.

Porto descreve a situação como duas moedas que estivessem girando simultaneamente no ar, correlacionadas de forma a que, sempre que uma delas tem o lado cara para cima, a outra tem o coroa. Para que o processo possa ser usado na computação quântica, os cientistas precisam descobrir como fazer com que cada par de átomos oscile e se mova independentemente dos demais pares.

Pênis torto é sinal de doença?

A doença de Peyronie é caracterizada por uma curvatura no pênis durante a ereção, que pode atingir até 90 graus, dificultando, ou, até mesmo, impossibilitando o ato sexual.

A doença de Peyronie, mundialmente assim conhecida, foi descrita pela primeira vez, em 1743, por François Gigot de La Peyronie (1678 - 1747), médico do Rei Luiz XV, da França. Peyronie era ministro da saúde e portador do mal.

"A doença de Peyronie se caracteriza pelo desenvolvimento de uma placa de fibrose, em qualquer lugar do pênis. Os pacientes se referem a ela como um caroço que aparece na túnica albugínea que reveste o corpo cavernoso. O problema pode estar associado à curvatura peniana ou à dor durante a ereção. Geralmente, essa curvatura faz com que o pênis se posicione para cima, mas ele pode curvar-se também para o lado ou para baixo", explica o urologista Ricardo Felts de La Roca.

A túnica albugínea é constituída por um tecido elástico que envolve os corpos cavernosos, estruturas parecidas com esponjas que se enchem de sangue para produzir a ereção.

"Se existir algum tipo de fibrose nessa região, a túnica albugínea não consegue se distender e como ela costuma atingir um dos cilindros, o outro, sem esta limitação arqueia o pênis durante a fase de ereção".

Segundo o urologista, "é preciso esclarecer que quando ereto, o pênis não tem de formar um ângulo de 90º com o corpo. O pênis não é reto como uma régua, ele precisa ter curvaturas leves e eixo adequado para facilitar a penetração", conclui.



Redação, O Debate.

Inclua a higiene do sono na sua rotina

Segundo o Dr. Edgar Osuna, devemos levar em conta alguns elementos para melhorar a qualidade do sono. É o que chamamos de higiene do sono, ou seja, trata-se de medidas que favoreçam o sono.

O Dr. Edgar dá algumas dicas para incluir na sua rotina, como: Evitar a ingestão de alimentos ricos em cafeína, como café com leite, chocolate e chá. A nicotina e o álcool também afetam o sono.

Fazer exercícios físicos durante o dia, no máximo quatro horas antes de dormir, sem que chegue a ser um exercício extenuante. Acordar todos os dias na mesma hora, inclusive nos finais de semana.

Desprender-se das atividades de trabalho pelo menos uma hora antes de dormir, ou melhor, muito antes, descansando, realizando atividades relaxantes como ler, ouvir música, etc.

Se possível, evitar dormir durante o dia. Algumas pessoas dormem enquanto assistem televisão, ou lêem. Esse sono pode diminuir o tempo do sono noturno.



Fonte: Revista Viver Nutrilife - Ano 3 - Nº 11 - Março - 2007 - Brasil.

Daltonismo

O que é?

É uma alteração da visão que faz com que a pessoa tenha dificuldades – em menor ou maior grau – de fazer a distinção entre cores, principalmente o verde e o vermelho. Há os que têm problemas com o azul e também existem os que não têm a percepção de todas as cores, enxergando apenas em preto e branco ou tons de cinza, mas esses casos são minoria. O daltonismo é resultado de um defeito na retina, a parede do fundo do olho. Esse defeito afeta as células responsáveis pela percepção das cores (os cones). Como conseqüência, a pessoa deixa de ver – ou não vê com precisão - determinada cor. Estima-se que 8% da população seja portadora de daltonismo, a grande maioria homens (as mulheres não passam de 1% deste total).

O que acontece no olho de um daltônico?

A retina possui três tipos de células sensíveis a cores. Segundo a teoria Young-Helmholtz*, cada tipo é responsável pela percepção de uma determinada região do espectro luminoso. Na verdade pode haver uma certa sobreposição de regiões do espectro luminoso percebidas por cada tipo de célula, mas de forma geral essas regiões correspondem ao vermelho, ao verde e ao azul, que são, enfim, as cores primárias da visão. Essas cores primárias quando combinadas originam todos os outros tons. A cor que vemos depende diretamente de quanto é estimulada cada espécie de cone. Quando olhamos para a luz vermelha, somente os cones mais sensíveis ao vermelho enviam mensagens para o cérebro. Nas pessoas daltônicas os cones não existem em número suficiente ou apresentam alguma alteração que impede o envio adequado dessas mensagens.

* Em 1801, o físico inglês Thomas Young formulou a primeira explicação científica para a sensibilidade do olho humano às cores. Meio século depois, Hermann von Helmholtz, físico e fisiologista alemão, converteu essa explicação em teoria, universalmente aceita.

Por que alguém nasce daltônico?

O daltonismo é um transtorno hereditário de herança recessiva ligada ao sexo. Para entender melhor, devemos lembrar que os homens carregam um X e um Y, enquanto as mulheres carregam dois X. Geneticamente, o sexo é determinado pelo fato da pessoa apresentar XX (mulher) ou XY (homem). A mãe transmite para seus filhos o X, enquanto o pai pode transmitir mais um X (formando uma menina XX) ou um Y (formando um menino XY).
A herança mais clássica para o daltonismo está ligada ao cromossomo sexual X. O cromossomo é responsável por transmitir as características hereditários de todos nós. Se uma mulher recebe um cromossomo X com traços para o daltonismo de seu pai ou de sua mãe, ela não terá a doença pois seu outro cromossomo compensará o defeito. Nesse caso ela é chamada de portadora, pois, ela tem o gene alterado, não tem a doença, mas pode transmitir esse gene para seus filhos. Os homens, que não têm um cromossomo X a mais para compensar o defeituoso, terão a doença quando receberem um X alterado. Para que a mulher tenha daltonismo, seus dois cromossomos X têm que estar afetados, ou seja, o seu pai tem que ser daltônico e a mãe, portadora ou daltônica.

Como saber se sou mesmo daltônico?

O problema passa despercebido para muita gente, que só o descobre depois de devidamente submetido a um teste clínico. Casos em que o grau de dificuldade para assimilar cores é maior começam a ser descobertos no próprio dia-a-dia: uso de meias de cores diferentes ou combinações duvidosas de roupas. Normalmente, o daltonismo é detectado já na infância, quando a criança começa a aprender as cores. Procure um oftalmologista e converse com ele sobre suas dúvidas.

Existe cura ou algum tratamento?

Embora ainda não exista cura para o daltonismo, isto não costuma ser traumático para a grande maiora das pessoas. Há porém, uma empresa americana fabricando lentes que permitiriam a distinção de cores pelos daltônicos. Elas seriam seletivas quanto à passagem de luz, bloqueando o necessário para corrigir defeitos da visão. Os tais óculos custam cerca de US$ 700. Mas alguns estudiosos ainda encaram a iniciativa com reservas alegando que não há estudos científicos que reconhecidamente indiquem o método.

Existem profissões proibidas para portadores de daltonismo?

Sim. A pessoa não poderá, por exemplo, pilotar uma aeronave, ser maquinista, trabalhar com navegação marítima porque as cores são essenciais para estas profissões. Porém isso não chega a ser um problema na hora de conseguir emprego na maioria das profissões.
E mais: Vincent van Gogh - ele mesmo, o pintor - era daltônico...

Há vários tipos de daltônicos?

O mais comum é o grupo de pessoas com dificuldades para o vermelho- verde, e este grau de percepção é bastante variado. Há os com problemas com azul-amarelo, mas estes são bastante raros. Importante ressaltar que nenhum dos portadores destes tipos de daltonismo mostra-se totalmente incapaz de identificar uma ou outra cor. Eles as percebem de maneira diferente e o grau desta diferença varia muito de pessoa para pessoa. Existe porém uma forma mais severa denominada de acromatopsia, a inabilidade para ver qualquer cor. Especialistas costumam chamar a atenção para o fato de que ninguém – seja daltônico ou não – enxerga exatamente igual ao outro.

Curiosidade
John Dalton, físico e químico ingles nascido em Cumberland, em 1766, criador da teoria atômica, estudou nele próprio a doença que acabou conhecida como daltonismo.

Qual a diferença entre os ovos amarelos e brancos da galinha?

A diferença entre um ovo de coloração branca e um ovo de coloração amarela é a raça da galinha.
Geralmente, as galinhas que põem ovos amarelos são maiores e comem mais, já as galinhas que põem ovos brancos são menores e comem menos. Isso porque a composição do ovo varia de acordo com a alimentação da galinha.

As galinhas que são criadas soltas e alimentam de milho e outros cereais, como a galinha caipira, produzem ovos com a gema mais escura, pois há maior concentração de ferro.
Diferentemente das galinhas de granja que produzem gemas com coloração mais pálida, já que são alimentadas com rações e outros tipos de alimentos.

É importante enfatizar que a cor dos ovos depende exclusivamente da raça da ave, enquanto um canário põe ovo de coloração azulada, a codorna põe um ovo todo pintadinho.


Os 10 julgamentos mais absurdos do mundo

01 STELLA LIEBECK X MC DONALD'S

1994 Albuquerque (Estados Unidos) Vitória da reclamante.

O mais lendário dos julgamentos absurdos é caso de Stella Liebeck, uma americana de 79 anos que processou o McDonald's depois de se machucar com o café comprado num drive-thru da rede, em Albuquerque. A vovó tinha colocado o copo de café entre as pernas para pôr açúcar quando o copo virou em seu colo e ela se queimou. A princípio, o júri tinha concedido 200 mil dólares de indenização, mas retirou 20% do valor por considerar que Stella também teve culpa pelo acidente. No fim das contas, a mulher recebeu a bolada de 160 mil dólares. Além disso, o McDonald's também foi multado em mais 480 mil dólares por servir ao público um café tão quente.
O caso teve tanta repercussão que deu origem ao prêmio Stella Awards, que anualmente elege os julgamentos mais absurdos que rolaram nos Estados Unidos. O ranking é organizado pelo humorista Randy Cassingham, que escreve em diversos jornais americanos uma coluna com histórias bizarras de todo o mundo.


02 DOUG BAKER X BABÁ DE CÃES

2003 Multnomah County (Estados Unidos) Em andamento

O americano Doug Baker era apaixonado por um pastor alemão que ele encontrou atropelado numa estrada. Tanto que contratou até uma babá para cuidar do bichinho. Só que, num belo dia, o cachorro driblou a dog-sitter e se mandou. Doug pôs anúncios em jornais, contratou especialistas em faro animal e até paranormais para encontrar o totó! Dois meses depois, ele mesmo achou o cão numa rua perto do lugar do sumiço. Com o problema resolvido, ele processou a babá, pedindo 160 mil dólares pelo estresse que passou durante a busca...Doug até fechou a empresa que possuía para ter mais tempo e dinheiro para procurar seu estimado cachorrinho.



03 ROBERT RICE X CADEIA

2002 Draper (Estados Unidos) Vitória do réu

Condenado a uma pena de 15 anos por roubo, o americano Robert Rice entrou na Justiça alegando que o presídio violava seu direito de praticar sua religião - o vampirismo druida! Para exercer sua fé, Robert queria beber sangue e manter relações sexuais com uma vampira na cadeia!
A prisão se defendeu dizendo que ele tinha se identificado como católico quando foi preso - e que visitas íntimas são proibidas por lá. O tribunal negou o pedido sanguinário do cara.



04 MARTA ALMEIDA X CARROCINHA

2002 Belo Horizonte (Brasil) Em andamento

Um drama animal é o representante brasileiro neste Top 10. Em 1997, a vira-lata Pretinha foi capturada pela carrocinha de Belo Horizonte e sacrificada antes do prazo de dois dias, previsto em lei. A dona da cadelinha exige indenização de 50 mil reais por danos morais. Ela perdeu a causa na justiça estadual, mas recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte do Brasil!
A dona de Pretinha tem mais cinco casos no STF. Em um deles, ela processa o condomínio onde mora por violação de correspondência.



05 WANDA HUDSON X ARMAZÉM PARKWAY

2001 Mobile (Estados Unidos) Vitória da reclamante

Depois de ser despejada de casa, a americana Wanda Hudson resolveu guardar suas coisas no armazém Parkway. Mas a gerente do armazém viu a porta aberta e a trancou, pensando que não havia ninguém lá dentro. Wanda ficou presa por 63 dias comendo o rango enlatado do depósito. Perdeu 70 dos seus 150 quilos!
A pedida inicial de Wanda era de 10 milhões de dólares, mas ela acabou levando apenas 100 mil. Tudo porque o júri concluiu que Wanda também foi culpada pelo incidente. Afinal ela não gritou por socorro enquanto esteve presa...


06 PHILIP SHAFER X DELTA AIRLINES

2002 Ashland (Estados Unidos) Em andamento

O advogado Philip Shafer está processando a Delta Airlines por ter lhe vendido um assento no avião ao lado de um homem gordo. Durante as duas horas do vôo entre New Orleans e Cincinnati, ele se sentiu "casado" com o rolha de poço, porque os dois ficaram unidos do joelho ao ombro.
Ele alega que a Delta não lhe deu conforto, deixando-o "angustiado". Seu pedido: 9 500 dólares.



07 JACK ASS X MTV

2002 Hot Springs (Estados Unidos) Em andamento

Um americano está processando a MTV por dar seu nome a um programa idiota - Jackass ("ignorante"). Como assim? Bom, na verdade o nome original do cara era Bob Craft. Mas em 1997 ele ganhou o direito de trocar de nome para Jack Ass para promover uma campanha de segurança no trânsito. Em 2000, o programa Jackass estreou com um monte de brincadeiras escatológicas que magoaram o rapaz.
Para Bob, a MTV não só plagiou o seu nome como denegriu sua imagem. Por isso, ele exige uma indenização de 50 milhões de dólares da emissora.


08 MARY UBAUDI X MAZDA

2003 Madison County (Estados Unidos) Em andamento

Após sofrer um acidente com seu Mazda Miata, a americana Mary Ubaudi processou a fabricante do carro, alegando que a empresa não deu instruções sobre o uso apropriado do cinto de segurança - durante a batida, Mary foi jogada para fora do automóvel por não usar o equipamento corretamente.
Mary pediu 150 mil dólares de indenização da Mazda. Mas a mulher também tá processando o motorista que dirigia o veículo e a empresa que fazia obras na estrada em que ela se acidentou. No total, ela quer arrancar 250 mil dessa galera.


09 TRIBUNE X MARK GUTHRIE

2003 Middletown, Connecticut (Estados Unidos) Em andamento

Dona do jornal Hartford Courant e do time de beisebol Chicago Cubs, a companhia Tribune fez uma lambança na hora de pagar os salários de outubro de 2003: depositou 300 mil dólares na conta do humilde carregador de jornal Mark Guthrie - a bolada, na verdade, era pra um jogador do Cubs que tem o mesmo nome, Mark Guthrie...
A empresa tomou de volta 90% da grana cancelando parte do depósito. O entregador disse que devolveria o resto, mas a empresa não quis esperar e preferiu pôr o cara no pau.


POLÍCIA X EMPRESA TASER

2002 Madera (Estados Unidos) Vitória do réu

Para conter um suspeito nervosinho em sua viatura, a policial Marcy Noriega quis usar uma arma paralisante que inibe os movimentos com choques elétricos. Só que a infeliz se enganou, pegou sua arma de verdade e mandou bala no rapaz, que morreu na hora. A polícia da cidade pôs a culpa na empresa Taser, fabricante da pistola paralisante. Segundo os tiras, a arma de mentira parece muito com uma de verdade e "confunde" os policiais.
A Justiça inocentou a empresa. A arma paralisante pesa a metade de uma arma de verdade, tem um cano duas vezes maior e listras adesivas amarelas pra não ser confundida!


Publicado na Edição 47 da Revista Mundo Estranho - 01/2006

Ler emagrece

Um estudo encomendado pela rede de livrarias britânicas Borders reforçou o ditado “mente sã, corpo são”. O ato de ler já gasta algumas calorias, porém o estudo comprovou que ao ler livros de ação, sexo e suspense, a taxa média de calorias que são gastas dobra.

Isso se dá ao fato de que livros ligados a esses temas provocam a produção de adrenalina, um hormônio que prepara o corpo para situações de estresse, reduzindo o apetite e queimando calorias.

A pesquisa ainda cita os livros que geram mais adrenalina, ou seja, que mais emagrecem. Encabeçando a lista está “Polo”, de Jilly Cooper, que provoca a queima de 1,1 mil calorias (equivalente a um Big Mac), seguido do famoso “Código da Vinci”, queimando 855 calorias (uma barra de chocolate). Ainda estão na lista dos mais “diets”, títulos como “O Exorcista” de William Blatty e “O Iluminado” de Stephen King. Roll Eyes


Equipe Brasil Escola.com

Maior e Menor Mamífero

25/07/2007

O maior mamífero da terra é a histórica baleia-azul. Ela atinge o comprimento de 33 m e pode pesar até 130 toneladas. Seu habitat são os mares gelados da Antártida e o norte dos oceanos Atlântico e Pacífico.

O entanto o titulo de menor mamífero do mundo é dividido entre o morcego chamado kitti e um roedor chamado musaranho-pigmeu.

Ambos tem o mesmo peso 2 g, o kitti mede entre 2,9 cm e 3,3 cm e foi descoberto no vale do rio Kwai, na Tailândia, já o musseranho-pigmeu mede em torno de 6 cm e é encontrado na África e na Europa mediterrânea.

Curiosidades - Brasil Escola

Explorador se casa dentro de freezer industrial

Foto: AP
O explorador da República Tcheca Vaclav Sura e sua noiva, Martina Kolouchova, posam para foto durante a cerimônia de casamento que foi realizada dentro de um freezer industrial na cidade de Jirny, perto de Praga, no último final de semana. Na hora do casamento, a temperatura ambiente era de -30 ºC .

Estudo afirma que obesidade pode ser contagiosa e levanta polêmica nos EUA

A obesidade pode se espalhar entre pessoas quase como um vírus, afirmou nesta quarta-feira um grupo de pesquisadores, sendo alguns da Harvard Medical School e da Universidade da California em San Diego, segundo o jornal "The New York Times".

O simples fato de ter um amigo obeso aumenta em 57% a chance de alguém apresentar obesidade, segundo a pesquisa. No entanto, quando um vizinho ou amigo ganha ou perde peso, não há o mesmo efeito "dominó". Já parentes influenciam menos na balança de alguém que os amigos.

A proximidade também não importa: a influência do amigo permanece mesmo se ele está a quilômetros de distância. E a maior influência de todas é quando a pessoa é amiga próxima do obeso.

O mesmo efeito, por outro lado, ocorre para a perda de peso. No entanto, a maioria das pessoas disse estar ganhando peso, e não perdendo. O resultado do trabalho aponta para um epidemia de obesidade.

No estudo, em média, uma pessoa que engordou sete quilos, tem um amigo que engordou mais de dois.

A pesquisa foi baseada em dados coletados pelo acompanhamento federal para estudar doenças do coração em uma cidade chamada Framingham, no Estado americano de Massachussets. Os dados armazenados acompanharam parte da população local por 32 anos, com registros de amigos e redes de relacionamento.

A pesquisa

Nicholas Christakis, um físico e professor de sociologia da medicina na Harvard Medical School, coordenou o projeto. Ele afirmou que uma explicação para o fenômeno é a de que amigos afetam a percepção dos outros sobre gordura.

"Você muda a idéia de o que é aceitável no formato de um corpo ao olhar as pessoas ao seu redor", disse Christakis.

Os pesquisadores afirmaram que o estudo pode explicar a razão pela qual os americanos aumentaram de pesos nos últimos anos --cada pessoa que se tornou obesa teria "puxado" alguns amigos com ela.

A análise do grupo é única, segundo Christakis, porque examinou todo a rede de relacionamentos de cada pessoa.

No entanto, os pesquisadores afirmam que a rede de relacionamentos não é o único fator que altera o peso de um indivíduo. A herança genética também joga um papel fundamental neste equilíbrio.

A ciência mostra que os indivíduos têm faixas de peso determinadas, mas esta "receita" de formato é muito influenciada pelo ambiente da pessoa --que irá determinar o tamanho "mínimo" ou máximo" programado para o indivíduo.

Preconceito?

Se a nova pesquisa está correta, uma possível interpretação é a de que uma maneira de evitar a obesidade é evitar tecer amizade com obesos.

"Você não quer perder um amigo que ficou obeso. Então porque não ficar amigo de uma pessoa magra e deixar que ela influencie você e seu amigo obeso?", disse Christakis.

Ele e James Fowler, professor de ciência política da Universidade da Califórnia em San Diego, disseram que a intenção do estudo não é limitar o universo social dos obesos.

A resposta de Christakis não satisfaz a pesquisadora Kelly Brownell, diretora do Rudd Center para Política Alimentar e Obesidade da Universidade Yale.

"Eu acho que há um grande risco de culpar os obesos por coisas causados por um terrível ambiente", disse Kelly.

"É uma maneira sutil e sofisticada de deixar aspectos do ambiente que são normalmente considerados", disse Rudolph Leibel, que pesquisa obesidade na Universidade Columbia.

Jogador de beisebol é processado por não dar autógrafos suficientes

Uma empresa de objetos de coleção especializada em esportes está processando a estrela do time de beisebol americano Boston Red Sox, David Ortiz, sob a alegação de que o popular jogador não está dando autógrafos suficientes.

Foto: Adam Hunger/Reuters

A "Steiner Sports Marketing" pretende receber pelo menos US$ 1 milhão por danos do dominicano de 31 anos, por meio de uma ação judicial movida na semana passada, no tribunal estadual de Nova York.

A acusação é de que Ortiz não vem cumprindo a cota de autógrafos que havia sido combinada e que ele teria fornecido autógrafos para empresas concorrentes.

Ortiz também não compareceu a sessões de autógrafos ou eventos com a imprensa, conforme exige o contrato, segundo a ação.

De acordo com a ação judicial, Ortiz celebrou um contrato de exclusividade com a Steiner em 2004 segundo o qual deveria fornecer 8 mil objetos de coleção autografados para venda e participar de até quatro sessões de autógrafos com duração de duas horas cada.

A primeira caixa multibanco


* A primeira caixa multibanco foi instalada numa dependência do Barcleys em Enfield, a norte de Londres, há 40 anos.

* O actor de comédia Reg Varney foi a primeira pessoa no país a usar a máquina multibanco em 27 de Junho de 1967.

* Para levantar dinheiro eram utilizados cheques impregnados com Carbono 14 detectado pela máquina passando depois a conferir um código PIN de quatro dígitos contra aqueles que ela conhecia.

* Eram permitidos levantamentos até 10 libras.

* O inventor, Shepherd-Barron, escolheu primeiramente um PIN com 6 dígitos mas rapidamente mudou para 4 dígitos pois constatou que a sua mulher era incapaz de decorar 6 números.

mais aqui

MUDANÇAS NA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE JANEIRO 2008

A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

Resumo da ópera - o que muda na ortografia em 2008:

- As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiros terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.

- mudam-se as normas para o uso do hífen

- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.

- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.

- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.

- O acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).

- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como em “acção”, “acto”, “adopção” e “baptismo”. O certo será ação, ato, adoção e batismo.

- Também em Portugal elimina-se o “h” inicial de algumas palavras, como em “húmido”, que passará a ser grafado como no Brasil: “úmido”.

- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.

Homem com um cérebro minusculo tem vida normal

Médicos do hospital francês de La Timone, em Marselha, examinaram o caso invulgar de um homem que leva uma vida normal, apesar de ter um "cérebro praticamente ausente" nas imagens de ressonância magnética, revelou a revista britânica "The Lancet" deste sábado.

Casado e pai de dois filhos, este francês de 44 anos, funcionário público, foi ao hospital em 2003, devido a um problema de locomoção. A equipa do doutor Lionel Feuillet diagnosticou uma hidrocefalia não comunicante, o que compreende um aumento da quantidade de líquido cefalorraquiano.

A ressonância magnética revelou "imagens muito invulgares, com cavidades ventriculares enormes", explicou o neurologista à AFP. "O cérebro em si, a substância cinzenta e a substância branca, estão comprimidas nas paredes do crânio".

Para o doutor Feuillet, este caso de "discordância entre a ressonância muito inquietante e uma vida praticamente normal" representa "uma mensagem de esperança".

Apesar de o Coeficiente Intelectual (QI) do paciente ser de 75 - contra a média considerada normal de 80 -, isto não impediu o seu desenvolvimento ou a sua vida em sociedade, destacou.

Nanotecnologia pode ajudar a evitar acidentes de avião

Dentro de algum tempo, a nanotecnologia poderá detectar defeitos na fabricação de objetos metálicos, como em asas de avião. O bacteriófago M13 é um vírus capaz de reconhecer moléculas inorgânicas, como é o caso de metais e semi-condutores.

Através de uma técnica denominada “automontagem”, o M13 é induzido a se ligar com algum tipo de metal, por exemplo, se organizando ordenadamente. Assim, o vírus detecta em quais moléculas deve ou não ligar, reparando eventuais defeitos.

Além deste uso, o M13 pode ser utilizado para criar baterias ultra-leves e telas de computador que podem ser enroladas.

ONU: alterações climáticas já estão a confundir aves migradoras e baleias

Aves, baleias e outras espécies migradoras já estão a sofrer com o sobre-aquecimento do planeta, que os coloca no sítio errado, na altura errada, alertou hoje a ONU nas negociações em Bona, Alemanha, sobre um sucessor do Protocolo de Quioto.
Um clima mais quente desregula os relógios biológicos das espécies migradoras como os morcegos, golfinhos, antílopes e tartarugas, disse o marroquino Lahcen el Kabiri, responsável pela Convenção da ONU sobre Espécies Migradoras, com sede em Bona.

"Elas são os sinais de alarme mais visíveis, indicadores que assinalam as alterações dramáticas nos nossos ecossistemas, causadas, em parte, pelas mudanças do clima", disse aos delegados na abertura do encontro em Bona, que decorre até dia 18.

As alterações do clima torna estas espécies mais vulneráveis a ondas de calor, secas ou vagas de frio. Por exemplo, os grous (Grus grus) começam a passar o Inverno na Alemanha em vez de voar para Espanha ou Portugal. “Um Inverno mais rigoroso pode dizimar a população”, lembrou Lahcen el Kabiri.

As espécies migradoras são especialmente vulneráveis porque precisam de diferentes locais para se reproduzir e passar o Inverno, bem como sítios onde possam descansar ao longo da viagem. Alterações a qualquer um destes habitats pode colocá-las em risco.

O sobre-aquecimento global é mais uma pressão sobre estas espécies, além da poluição, sobre-exploração, destruição de habitats ou invasão de exóticas.

"As alterações climáticas afectam todas as espécies migradoras", declarou El Kabiri.

Por vezes, as baleias estão nos sítios errados para se alimentarem de peixe e de plâncton. No Árctico, as florestas poderão ganhar terreno sobre a tundra, complicando a vida a muitas aves que nidificam nesses ecossistemas.

Um tempo mais quente pode trazer os predadores mais para Norte. O aumento do nível do mar pode inundar habitats cruciais para muitas aves.

El Kabiri considera que os Governos devem cooperar mais para criar e proteger corredores de migração internacionais.

Vitamina C afinal não ajuda a impedir constipações

24/07/2007

A ideia persistente segundo a qual tomar vitamina C permite reduzir os riscos de se constipar, é um mito, concluíram investigadores que se basearam em cerca de 30 estudos, que abrangeram 11 mil pessoas.
Apenas as pessoas submetidas a esforços físicos extremos, como os maratonistas ou os soldados, correm metade dos riscos de se constiparem se tomarem vitamina C, segundo um estudo publicado pela organização internacional Cochrane Collaboration.

Mas, para o grande público, o efeito das vitaminas sobre a prevenção das constipações é muito pouco significativo para ser aconselhado, segundo este estudo conduzido por investigadores australianos e finlandeses.

OS investigadores passaram em revista uma trintena de estudos realizados durante várias décadas, nos quais os indivíduos participantes tomavam diariamente pelo menos 200 miligramas de vitamina C.

Os supostos efeitos da vitamina C na prevenção de constipações foram largamente popularizados, no início dos anos 70, pelo Prémio Nobel da química americano Linus Pauling.

Numas das suas obras, o cientista encorajava as pessoas a tomar mil miligramas de vitamina C por dia, nomeadamente para reduzir os riscos de constipações.

Chinês gasta mais de R$ 24 mil em funeral de seu cachorro

23/07/2007

Um professor aposentado chinês de 80 anos gastou mais de US$ 13 mil (pouco mais de R$ 24 mil) no funeral de seu cachorro, informou nesta segunda-feira (23) o jornal "Xin Beijing".

O idoso, apelidado de Lin, vivia sozinho desde a morte de sua esposa, há cinco anos, até que há três meses um cachorro abandonado o seguiu até sua casa e se tornou sua "única família".

Lin assegurou que o animal lhe trouxe "a maior alegria de sua vida idosa", por isso, após sua morte, levou-o a um cemitério nos arredores de Chengdu (na província chinesa de Sichuan), com a intenção de organizar seu funeral.

Segundo um responsável pelo cemitério, no princípio houve uma certa reticência em organizar o evento, mas os responsáveis aceitaram realizar o funeral diante dos pedidos do idoso professor. "Ele nem pechinchou no preço", disseram.

O cachorro descansará em um local especial escolhido por Lin, onde também será plantada uma árvore.

Ladrões dos EUA usam Google durante assalto

Durante um assalto a uma casa de jogos nos Estados Unidos, dois assaltantes se depararam com um problema: abrir o cofre. Para descobrir como fazer isso, eles usaram um computador disponível no local e fizeram uma busca no Google. Os criminosos – que ainda não foram presos -- encontraram as informações necessárias e levaram US$ 12 mil, além de equipamentos de informática.

O episódio aconteceu no dia 10 de junho em Colorado Springs, no Estado do Colorado. Segundo o jornal “Clarín”, os assaltantes tinham as chaves da porta do escritório e as combinações do cofre. Mas na hora de abri-lo, eles não sabiam exatamente como fazê-lo. Neste momento, foram ajudados por uma busca no site de buscas Google que ensinava o passo-a-passo dessa operação. Esses ensinamentos só são válidos para aqueles que têm a combinação do cofre.

O periódico “The Gazette”, de Colorado Springs, afirma que o assalto à casa de jogos Bigg City teve outros episódios curiosos. Um dos ladrões, por exemplo, colocou o óleo WD-40 sobre a câmera para impedir a filmagem – o produto, no entanto, funcionou para limpar as lentes e dar nitidez às imagens. Ele também usou o spray contra um alarme de incêndio, provavelmente pensando se tratar de uma câmera.

Depois disso, os comparsas passaram algum tempo tentando abrir três cofres, mas tiveram dificuldade. Foram então a um computador na sala ao lado e fizeram uma busca no Google por “como abrir um cofre”. “Eles não são especialistas no assunto”, afirmou o detetive Chuck Ackerman ao “Gazette”, apesar do sucesso dos criminosos em sua ação.

De acordo com as autoridades, funcionários do local podem estar envolvidos no roubo.

Canivete Suíço

22/07/2007

Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener abriu a sua fábrica em 1884. Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891. Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e baptizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria. Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chave de fendas, punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola. O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas. Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.

Consumo regular de chá pode diminuir o risco de cânce

Estudos já realizados sugerem que os componentes encontrados no chá, como os polifenóis, parecem possuir propriedades químicas protectoras, capazes de inibir a ocorrência de câncer de pele em animais de laboratório.


Uma pesquisa desenvolvida pelo Dartmouth College Center for Environmental Health Sciences, em Honover, procurou avaliar se o consumo regular de chá (uma ou mais xícaras por dia, por mais de um mês) poderia influenciar na redução do risco de desenvolvimento de carcinoma de células escamosas e de células basais.
Para o desenvolvimento do estudo, indivíduos com carcinoma de células basais e de células escamosas, foram comparados à outros do mesmo sexo e idade, porém sem a doença.

De acordo com os resultados obtidos, aqueles que apresentavam um hábito regular de consumo de chá, possuíam um menor risco de desenvolver o carcinoma de células escamosas, especialmente se esse costume era de longa data e estava associado à ingestão de duas ou mais xícaras por dia. Entretanto, esses fatos foram fracamente associados ao risco de carcinoma de células basais.

Pode-se concluir, portanto, que os achados encontrados são condizentes, e suportam a ideia de que o chá apresenta componentes que são protectores ao desenvolvimento de câncer. Assobio

Fonte: uol

Escultura de marfim de 35 mil anos é encontrada na Alemanha

21/07/2007

Arqueólogos da Universidade de Tübingen encontraram na caverna de Vogelherd, localizada no sudoeste do país, a mais antiga escultura intacta feita por um ser humano. A peça, uma miniatura de quatro centímetros feita em marfim e com o formato de um mamute, tem pelo menos 35 mil anos.

Além dela, foram encontradas outras quatro esculturas também de marfim, que datam da mesma época, entre elas uma figura de leão. "Os achados fazem parte dos exemplares mais antigos e notáveis de esculturas da Idade do Gelo", disse um porta-voz da Universidade de Tübingen.

A última Idade do Gelo, de 40 mil a 14 mil anos a.C, foi uma época de grande desenvolvimento cultural. Nesse período, não apenas surgiram as primeiras esculturas, mas também foram fabricados os primeiros instrumentos musicais conhecidos.

Projeto da Universidade de Tübingen

A descoberta das peças é resultado de um projeto do paleontólogo Nicholas Conard, iniciado em 2005 e com término previsto para 2009. Estudantes da Universidade de Tübingen retiraram 120 mil litros de terra da caverna e os peneiraram em busca de artefatos arqueológicos.

"Com o achado, foram superadas todas as nossas expectativas", disse Conard. Ele explica ainda que a peça foi fabricada a partir do dente canino de um mamute e se destaca "pela delicadeza da imagem, com um pequeno rabo pontiagudo, pernas fortes e uma trompa delicadamente inclinada".

Várias peças encontradas na região

Com estas descobertas, chega a 26 o número de esculturas retiradas de quatro cavernas da região. Entre as peças, encontram-se várias representações de mamutes, um rinoceronte, um cavalo selvagem e uma ave aquática, assim como duas peças que misturam a forma de um leão com a de um rosto humano.

As esculturas serão expostas a partir do dia 24 de junho no Museu da Pré-história de Blaubeuren e em 2009 farão parte de uma exposição em Stuttgart.


www.DW-WORLD.DE/brasil